domingo, 10 de dezembro de 2017

UMA FRESTA NO TEMPO...



UMA FRESTA NO TEMPO...

O próprio autor da frase ilustrativa abaixo, Henry Ford, como ninguém soube de suas dificuldades a serem vencidas e...


... só as venceu, sendo um ganhador, por ser criativo, ou melhor, usar da criatividade que o ser humano tem a seu dispor. Para chegar à sua famosa e copiada até hoje -linha de produção - sua criatividade, colocou-se em um ponto de vista, um ângulo propício à imaginação e conseguiu ver - no frigorífico de seu amigo, que  levara Ford a visitar - uma linha de produção para a pintura das peças, montagem dos diversos equipamento e por fim motores concluindo um automóvel. Como? Os “quartos” de carne bovina, pendurados no cabo de aço com os ganchos, levavam a cada funcionário munido de suas afiadas facas a carne bruta, que por sua vez era descarnada retirando exatamente a peça que iria recair na escolha do freguês após a produção industrial, que na verdade seriam os pontos de venda.

Ford, transplantou a ideia básica que se lhe formou, usando do mesmo princípio das peças penduradas, chegando a cada funcionário(a) sem a perda de tempo do mesmo levantar-se várias vezes, que num cômputo perdia-se muito tempo. E o ditado é velho: “Tempo é dinheiro”. Assim nasceu a “famosa linha de produção de Henry Ford” seu descobridor. Tudo está aí à nossa volta, é o uso da visão, perspectiva de Da Vinci, ponto de vista, diverso como as impressões digitais.

Leonardo Boff - o Frei - disse: "Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto". 
E o Mestre de  Nazaré: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Se teus olhos forem bons, todo teu corpo será cheio de luz. Mas se eles forem maus, todo teu corpo estará mergulhado em trevas. Se, porém em teu corpo habitar as trevas, imensas as trevas serão.”

Antes de ler o trecho de um texto escrito por Wésley de Souza Câmara em Tudo Depende de Seu Ponto de Vista, quanto ao jogador de futebol Wendel Lira de um time sem expressão do interior goiano já tinha lido outros textos contidos em reportagem, bem como diversas interpretações da passagem bíblica de Davi e Golias, quer por oradores sacros, teólogos palestrantes, escritores, como Rubem Alves, que dava sempre um sabor especial à suas palestras e escritos. Rubem Alves não foi só um teólogo teórico, exerceu o ministério pastoral presbiteriano em Minas Gerais [Lavras]. E escreveu bastantes assuntos que tocavam de perto essa metáfora extraída do enfrentamento do pequeno e mais frágil versus o forte e gigante. Sabia muito dessas coisas em sua própria vida.

O jogador de futebol Wendell Lira dos times pequenos do interior goiano (vencedor do prêmio [Puskás 2015] o gol mais bonito do ano,) após um voleio acrobático; venceu até mesmo Messi em gol produzido após dribles em sua característica magistral. A forma da escolha foi votação mundial através de mensagens eletrônicas.
Em sua fala de agradecimento na solenidade de premiação, foi muito breve e simples, após agradecer a esposa, familiares e amigos fez alusão à passagem bíblica de Davi e Golias.

Não importa aqui aonde foi escrita a metáfora; muitos já fizeram alusões de uma forma ou de outra - com palavras do cotidiano, de forma mais erudita e até em gêneros literários mais longos. O que vale é o conteúdo que o fez vencer o evento. Controvérsias à parte, disse: “Quase todos conhecem a história bíblica de Davi e Golias... Quando Davi avistou seu adversário e seu tamanho de gigante, pensou - realmente ele é muito grande - mas é por isso mesmo que eu tenho mais chance de acertar.”

Não tenho licença de Wendell para achar o que ele quis dizer, mas a mensagem sendo conhecida - sabemos que nem sempre o mais forte, o maior, mais famoso ou mais bonito, seja homem ou mulher - é o que sai vencedor ou atinge o buscado sucesso. Creio por lógica e exegese que seja isto que quis afirmar usando a mensagem bíblica. Afinal do outro lado estavam nada mais nem menos que Lionel Messi do Barcelona e Alessandro Florenzi do Roma, comentados mais abaixo.

Entre a largada e a chegada (porto, destino, meta ou gol) há a travessia, o caminho a ser feito. Aqui é que mora a importância de tudo; o “segredo” de uma vida profissional e nossa apresentação ao mundo. A destreza só se adquire com treino, a habilidade com dedicação e força de vontade. Isto é o que pôs Davi em vantagem a Golias. Sua destreza com a funda [instrumento de arremesso tão simples, quase infantil] uma peça de couro macio que caiba uma pedra - couro de ovelha, por exemplo - com um par de alças, tiras, ou tentos de couro trançado. Na peça de couro coloca-se um objeto [o mais comum é sempre uma pedra], gira-se no ar segurando-se as tiras enquanto se observa o melhor ângulo ou momento do alvo móvel. Detectado o momento propício larga-se uma das alças, liberando o projetil rumo ao alvo.  O treino e habilidade de acertos com a funda até pela sua falta de recursos, vão depender muito do atirador. E Davi percebeu que o tamanho do alvo estava diretamente proporcional ao índice de acertos ou erros. Um coelho teria maior índice de erros e mais argúcia e perícia ainda. Mas é mais frágil. Quanto a um gigante as chances de acerto no alvo são maiores, mas maiores também a possibilidade de acertar e não vencer a barreira da força e resistência. Haveria que ser preciso. Acertar em ponto vital e onde não houvesse a couraça da armadura portanto: o meio da testa como a força necessária para afundar o frontal do crânio. E foi isto que Davi conseguiu - momento único na fresta singular do tempo.
**
Voltando ao jovem futebolista, a empreitada era grande, seus outros dois concorrentes são gigantes, “Golias” do futebol mundial - Lionel Messi do Barcelona, e Alessandro Florenzi do Roma, este da intermediária viu o goleiro adiantado e lançou a bola, que bateu no travessão e trave esquerda antes de tocar a rede. Na plateia do evento estavam Cristiano Ronaldo, Neymar, e outros renomados do futebol, onde ocorreria também a premiação da Bola de Ouro ao melhor craque do ano.
Como disse antes, uma fresta no Tempo, um momento único, porque Wendel Lira tão logo recebeu o prêmio em dinheiro, que não sei quanto, mas valeu-lhe a aposentadoria ao 27 anos, fundando um canal player, com  um agenciador. Tão  unicamente a partir de um só gol.


¹Texto pessoal deste autor ,inspirado em trecho
 de texto de Wésley de Sousa Câmara Posted: 
06 Dec 2017 02:54 PM PST. 
Quanto ao jogador  Wendell Lira 
“Tudo Depende de Seu Ponto de Vista”


Nenhum comentário: