quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BONSAI - ACER



DESCRIÇÃO - CUIDADOS

Espécie: Acer

Origem: China e Coréia

Características: Árvore de folhas caducas, possui folhas vermelhas quando são jovens, depois na fase adulta folhas verdes durante o verão, e vermelhas durante o Outono.

Ambiente: Pode ser cultivado a pleno sol (evitando o sol do meio dia que se pode controlar com a sombra de plantas de porte alto) no mínimo 4 horas diárias, adapta-se em ambientes interno desde que seja bem iluminado e que necessariamente tenha incidência de luz solar no bonsai. No inverno proteja contra geada, removendo-o para lugar coberto.

Rega: Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. Durante o verão o cuidado com a água deve ser redobrado (visto que o calor evapora a água mais rapidamente, lembrando sempre que a planta está em um espaço pequeno), mas mesmo assim,  não mantendo o substrato encharcado. Nos dias quentes é aconselhável borrifar as suas folhas. Não só dos aceres mas de toda espécie.

Poda: A poda de manutenção do Acer é feita cortando-se os galhos que saem da zona não desejada (ou seja, fora do padrão do estilo escolhido) do tronco ou da copa. As podas mais drásticas (aquelas que abaixam a árvore a ponto de abaixá-la um terço ou mais) devem ser feitas no inverno. A desfolha (auxiliar na brotação de novas folhas, retirando as velhas e opacas, ou secas) pode ser feita no verão, uma vez por ano, se o bonsai estiver sadio.

Adubagem: Adubar semanalmente durante um mês - depois que aparecerem as folhas novas, e posteriormente a cada quinze dias até o final do verão. Não esquecendo de proceder a quantidade (líquido ou orgânico) conforme a indicação do fabricante, estabelecido em bulas ou na caixa ou frasco.

Transplante: Mudar de 2 em 2 anos, sendo a melhor época em fevereiro. O corte das raízes deve ser pelo menos 1/3. Não adubar nas 4 semanas seguintes.

Altura : Adequar o bonsai ao seu gosto; mas nos aceres velhos assenta-lhe melhor uma altura de bonsai médio, que se consegue ao decorrer dos anos pela podas da copa.

ACER MAME (OU MINIATURA)

Nenhum comentário: