sábado, 9 de fevereiro de 2013

A HONROSA CONDIÇÃO DE AMIGO.

MEU CORAÇÃO SE AQUECEU - ///@//ro //@rtins S@//tos


   Ah! Muitas pessoas não tem uma alma.
O que elas têm em seu lugar é uma agenda.
                         -Rubem Alves-

Pela primeira vez senti meu coração se aquecer, como se estivesse em uma enlevada paz ao pé de uma lareira. Vendo crepitar as labaredas vermelho-alaranjadas da madeira de pinho, o ambiente estava perfumado pelo odor da resina. Não sentia ainda uma felicidade plena, nada parecido com isso mas uma indescritível forma de gratidão. Gratidão pela vida, gratidão pela natureza que me cercava marcando sua existência pelo canto dos pássaros, o sussurrar do vento nas ramagens altaneiras das frondosas árvores e pela majestosa presença das Araucárias. Em silêncio ouvia o rumorejar de uma pequena cachoeira, que tentava embalar meu sono, que relutava em não vir me visitar.
Tinha porém muitos motivos para sentir-me aliviado de tensões e além da gratidão um motivo para me sentir contente.
Tinha passado a maior parte de minha vida de forma solitária, mesmo em meio ao trabalho, ou nas ruas na multidão. Talvez sempre fosse uma forma de negação ao que era obrigado a ver e sentir profissionalmente, em contato direto com as desgraças do mundo, os lugares em que todos procuram evitar, correr para longe, era lá que eu deveria estar.
Talvez por isso, acostumado à companhia da solidão, tenha escolhido as madrugadas para as atividades de escrever, pintar meus quadros, e fazer meus desenhos. Alguns reconhecimentos em forma de prêmios e medalhas, me animam a continuar em atividade. Durante o dia, cuido de meus bonsai, cuja satisfação é enorme e recomendo a todos, acompanhados ou sobretudo sozinhos. Você mergulha em um mundo natural, real,vivo, que lhe proporciona paz interior, senso de estar sendo útil para com seu espírito e a própria perpetuação de espécies vegetais em forma, semelhança e imagem das árvores da natureza.
Procuro nessas pequenas coisas conseguir algum "retorno afetivo", onde sou apenas um caco de vitral partido.
Procuro preencher incessantemente a busca de tão apenas uma compreensão emotiva. De apenas um ato  pessoal de agradecimento por ter sido aceito, ou uma obra qualquer talvez apreciada, via um pouco de afeto., não mais que isso, pois já me é o bastante.
Procuro, não sou arredio nem fujo, das boas e sinceras companhias. Pessoas alegres, de bem com a vida, mas que compreendam que a existência é um caminho a trilhar não eterno e onde deveria imperar a fraternidade entre os seres amigos, que ao mesmo tempo são nossos irmãos. Mas, nem dentro das próprias igrejas isso se torna  realidade. Há dicotomias entre opiniões, há o desejo de poder de mando, há os que se julgam santificados aqui e agora no mundo. Há o patrulhamento dos membros, por outras guildas de membros, que se incumbem da vigilância de seus semelhantes. Há os líderes, mais corruptos que os próprios políticos, a quem não dá para pensar que existam piores. Não há ipseidade entre grande parte dos membros de uma igreja. Há incontinência entre aqueles que só vêem  o cisco no olho dos demais e não vêem a trava em seus próprios olhos. Leiam o livro "Porque Não Vou Mais à Igreja" e entenderão o que digo. Se estiverem pensando que o livro orienta às pessoas a não irem mais à igreja se enganam, muito pelo contrário, que vão sim, mas ajam de outra forma. Que não sejam hipócritas como os fariseus. Se, a Igreja é o corpo de Cristo, não entendo que possam dizer: - "Isso acontece lá naquela igreja, não na minha", pode um corpo funcionar bem tendo um braço bom e outro deficiente, atrofiado? Ou, uma perna boa, outra foi cortada; não enxergo nada, mas ouço muito bem? Podem todos serem cegos mas os olhos de minha igreja funciona de forma perfeita? Não, ou a Igreja é um corpo completo, todas as congregações, as denominações funcionando bem ou não é um corpo completo, perfeito. Gostem disso, ou não!
- "Mas ocorre que o mundo é imperfeito, os homens são pecadores!" Então recai exatamente no que quero dizer, não existem donos da Verdade. Todos nós, todos, somos pecadores e carecemos da misericórdia de Deus. E não adianta querer trancar Deus administrativamente em uma gaiola-igreja, porque Ele é livre,  existe para voar, como fez os pássaros livres também para voarem, soltos no céu azul. No livro citado, vemos, com a administração pode engolir o sagrado, quando a maior ênfase é dada à administração do templo, da igreja, onde tudo tem que seguir como soldados em ordem unida. Proibido pensar, proibido errar o passo, proibido faltar à reunião, proibido...proibido...! Regras são regras, dogmas são dogmas, doutrinas são doutrinas, se quero compor o meio como membro tenho que acatar pelo menos a doutrina denominacional, senão vira bagunça. Mas não foi isso que eu disse. E hipócrita quem se fizer de não ter entendido.
É com base nisso que inicio meus relacionamentos de amizade, alicerçado na sinceridade, procurando gerar o respeito incondicional. É na vida que temos que buscar esses relacionamentos, onde mais seria? E nossa esperança é de sermos aceitos com as qualidades que buscamos nos aparelhar, que deverão ser maiores que os defeitos.
Aceito, sou grato, por ser mais um ser humano elevado da condição de anônimo nessa estrada de tantos atalhos. No grande deserto da vida, o horizonte vislumbra inúmeras miragens. Cabe a cada um de nós, pobres criaturas inadequadas sem a presença do Eterno, tomar o bom caminho, aquele das pedras, estreito, esburacado, sem atrativos, mas do alto se avistará as mais lindas paisagens nunca imaginadas.
                               
                                  Todas as criaturas são feitas com palavras que tem
                                  luz própria, que vai iluminando o percurso por
                                  por onde passam, ajudando a pensar diferente até
                                  atingir: uma dedução surpreendente ou uma
                                  invenção - no sentido amplo da experiência. 
 
                            Mauro Martins Santos
                         (AGL) - Academia Guaçuana de Letras

Nenhum comentário: