terça-feira, 26 de setembro de 2017

ORAÇÃO AO SENHOR DO TEMPO











 
ORAÇÃO AO SENHOR DO TEMPO

Meu Pai Eterno, Senhor de meus dias;
gestor e administrador do Tempo de minha vida.
Ensina-me Pai, a contar os meus dias e aproveitá-los
tornando-os úteis, não somente a mim sede dos sentimentos pessoais, mas de forma a tornar outras pessoas úteis a elas mesmas,
para que se tornem multiplicadoras divulgando os milagres que Tu operas
em nossa vida por intermédio do nome sagrado de Jesus Cristo Nosso Salvador.

Dias tenebrosos encontrei nas primeiras décadas de minha vida,
onde conheci a existência do sombrio Vale da Sombra da Morte,
e do campo de ossos secos, os mares tempestuosos e ondas gigantescas 
que me davam pavor; sem vislumbre de um farol, sem lume, barco à  deriva.

Minha esposa e as duas crianças já estavam passando por necessidades básicas.
Há mais de quatro anos o governo do Estado-SP não dava aumento à corporação,
nem acompanhava a reposição para uma inflação galopante.

Nada pior para um homem em retirar uma moça de sua casa
e não conseguir dar-lhe ,e às crianças, o mínimo; 

e começar a viver de favores de uma só irmã biológica mais caridosa.

Éramos seis irmãos, quatro homens duas mulheres, todos os cinco restantes tinham situação financeira estabilizada e casas próprias,
eu nada tinha, pagava aluguel, em uma casa de fundos, sem água corrente (era um poço,cisterna) nem luz (usava lampião), ruas de terra (lodaçal nas chuvas)

A esposa, muito jovem ainda, retirava água do poço para as necessidades básicas e envergonhadamente, aceitava a ajuda de seus pais. Tudo feria muito fundo e lancinante em meu coração.

‘Senhor, testemunha de meus dias, são estas coisas, agora amargas lembranças... 
que de joelhos pedia  removeres de mim e que perguntava-Te até quando iria suportar...!

Paro para pensar Senhor, quando Te inquiri:
- Por que Pai, por que, no exato dia de maior alegria da vida de um homem e de uma mulher, quando ambos iriam se tornar uma só alma, eis que o altar ao qual me ajoelhava 
se transmudou em  um abismo sem fundo?

Tudo se transformou em um poço de lágrimas e indescritível tristeza... Nesse dia antes de entrar no Templo meu querido e amado pai, morria. Hoje eu e a esposa comentamos, parece um filme... um triste, tenebroso e amargo filme.

Em um de meus escritos, sob a luz da inspiração, esta faculdade abençoada, 
que tu me concedes .. Tempos após - perguntei a razão das grandes  e incontidas tristezas...
E Tu Senhor dos Céus, da Terra, do Mar e da Eternidade, me fizeste perguntar ao Tempo...

Concluí erroneamente ser isso, um pensamento filosófico que me ocorrera. Mesmo assim, fiz a pergunta de onde me encontrava: “Quanto ainda vais durar ó Tempo a me castigar com agonias, tristezas e amargas lembranças?”

O Tempo respondeu dentro de mim mesmo: “Deixe-me apenas passar...!”


Sai do Templo onde estava, confuso com aquela breve 'resposta-pensamento'.
Mas surpreendentemente tudo realmente passou na minha vida...
Não fora um mero pensamento. 
O Tempo passou, vergando as ervas e alçando o voo dos pássaros no céu...


*

Na década seguinte concluí a duras penas - com crédito educativo - a faculdade de direito.
Fui aprovado em um concurso interno para sargento [era um simples cabo]; um ano e oito meses após, fui aprovado em um concorrido concurso, com candidatos de todo o Estado, para oficiais da PMESP. Lembro -me bem do título da redação da prova de Língua Portuguesa:
“A Verdade é Imutável, Incorruptível e Eterna”. Tinha peso “seis”, eu o alcancei. Demais provas se seguiram: conhecimentos gerais, química, física, matemática e a temida e difícil prova de resistência física.

Um dos requisitos além do “excepcional comportamento” em folha, era ter Curso Superior. Havia terminado a Faculdade de Direito e Ciências Jurídicas e Sociais  na Unipinhal. 

Após concluir o curso de Oficiais, era segundo tenente. Fiz diversos cursos de aperfeiçoamento em trânsito no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAOPM)  incluindo a Polícia Rodoviária Militar, o Policiamento de Trânsito Urbano (CET) e Rural  ( Rodovias) e Radio-Patrulhamento Aéreo com vistas ao Trânsito e suas decorrências, tornando-me um especialista, em Direito Administrativo que abrange o Trânsito e Direito de Trânsito.

Fui contratado pelo Senac, onde lecionei por dezessete anos todas as matérias pertinentes ao trânsito, em várias cidades da região geográfica de Campinas, Piracicaba, São João da Boa Vista, Americana e Limeira. Também requisitado e remunerado como palestrante em empresas e entidades públicas e privadas. E internamente ao Curso de Soldados e Cabos da Polícia Florestal.

Minha vida mudou radicalmente, somente com persistência, muito esforço pessoal, força de vontade, incentivo e resignação da esposa, em minhas ausências para os cursos, e, sobretudo a Fé incontestável de ambos no Eterno e Senhor do Tempo.

Já havia passado dos quarenta anos, não era mais criança e a exigência dos cursos militares tomam por base a resistência física, onde concorri com pessoas bem mais jovens de força física e biológica natural, e, ou os acompanhava ou daria adeus ao Curso de Oficial e a oportunidade de melhora  na carreira e na vida já descrita.

Fui promovido a primeiro tenente e depois a capitão. Já estando a trinta e dois anos na Corporação em serviço imprevisível e de alto risco, não quis esperar mais tempo para uma promoção a major. Queria escrever, pintar quadros, viajar... E graças ao pai Eterno o fiz e venho fazendo.


Ó meu Pai Eterno, Senhor de meus dias; gestor e administrador do Tempo de minha vida, bem que meu pai terreno dizia: “Peças a Deus Paciência e Sabedoria, Luz a teu caminho para esperar e entender o Tempo da Criação.”

Assim, com este conselho e a partir daquela voz interna - ajustei o leme e a posição das velas de meu barco - obedecendo ao Vento que sopra do Alto.

O maior prêmio e incentivo para tudo em minha vida, sempre veio e vem da voz de minha esposa que me diz: “Você venceu, eu e os filhos nos orgulhamos de ti." -  E eu te ti para sempre! - Respondo.

Obrigado Senhor por tudo e por seres o Senhor Absoluto do Tempo e o Grande Cuidador de minha existência!

AMÉM!


Nenhum comentário: