quinta-feira, 4 de maio de 2017

SEMENTES ALADAS OU ENCANTADAS...

Sementes Aladas ou Encantadas...


SEMENTES ALADAS OU ENCANTADAS...
                                                                  
 Quem no máximo só acredita no que é bem visível
                                                                     tem a má percepção de um mundo mínimo.
                                                                     [mms]

De todas as perfeições da natureza, uma das coisas que mais me impressionam são as sementes aladas. Toda a natureza em sua pura concepção me comove. Essa particularidade, as “sementes com asas” são um milagre, uma maravilha. Alguém pode até pensar - trata-se apenas de uma semente, merece tanta atenção?
Acho que sim! Elas partem de um ser que não se move, mas vivo. Até aonde sabemos não têm inteligência como a entendemos - ou seja, possuidora de raciocínio. Alguma força motriz inicial deve ter dotado as árvores de vida, funções... Então por trás delas, no retroagir da eternidade essa via metafisica de mãos duplas, houve e há uma Inteligência atuante suprindo a vontade dos seres oriundos da Criação. Se, na pequeníssima vida humana, um juiz de direito, “pode suprir a vontade do incapaz” juridicamente [em determinados casos] quando mais o Criador de todas as coisas não deverá fazer melhor que o juiz humano?



A água brota da terra, percorre a descida de uma montanha, procura os baixios da terra e criará seu vale, recebendo outras correntes de água que nasceram de forma semelhante, formando grandes caudais e correm os rios para o mar, e este nunca se transborda. A água um elemento de formulação simplíssima e o homem não consegue produzi-la, e o planeta morrerá sem ela. Árvores, onde elas existem, a água também existirá. É uma corrente muito bem engendrada cujo liame tem um nexo causal que não pode se romper.




Ter escrito isso acima, foi para mim, uma generosa volta no tempo, e me fez revisitar essas queridas sementes aladas, que me chegavam trazidas pelo vento que anunciava um festival natural anual em cada época de suas revoadas. A dimensão da beleza de cada voo, da trajetória e evoluções peculiares de cada uma até aterrissarem, para com sorte tornarem-se um novo exemplar de sua planta mãe, é algo que aquele que ainda não as viu em sua aventura aérea pela perpetuação da vida e espécie, por certo se encantará por toda a  dimensão disto que é tão simples e belo.
Quem tiver a felicidade, como eu, de vivenciar esses verdadeiros voos livres, o milagre da vida se deslocando no espaço marcará para sempre em sua alma, um capítulo muito especial dos Grandes Espetáculos da Mãe Natureza...



O meu contato de visão e sentimento com essas plantas mães, foi em Moji Mirim-SP na minha infância, quando a periferia da então pequena cidade era só formada por campos. Tive a alegria de reencontrar-me com esses pequenos seres alados novamente, durante viagens a Minas Grais e cidades paulistas em campos próximos à Serra da Mantiqueira, em companhia da família, em que aproveitei para contar-lhes das peculiaridades de cada “modelo” de asas que carregam uma vida latente, desprendida da doadora - a árvore correspondente. Uma viagem de pura beleza nas asas de uma semente... Pode parecer incrível a alguns - que se  escreva tanto a respeito de uma coisa tão singela como uma semente. Pois desejo de todo o coração que possam um dia deparar-se com essa festa alada e que atentos para não deixem passar esta rara oportunidade de vivenciar uma coisa tão encantadora quanto simples...





Nenhum comentário: