terça-feira, 2 de agosto de 2016

TRISTES TARDES - CONFIRAM O AUDIO ADIÓS MUCHACHOS QUE CONTÉM A MELODIA DA POESIA HOMONIMA



COM O ÁUDIO DA MELODIA, DA POESIA INSERIDA
ADIÓS MUCHACHOS, NA VOZ DE FRANCISCO ALVES
[O INESQUECÍVEL CHICO ALVES] PARA OS LEITORES
CONHECEREM A MELODIA.

TARDES TRISTONHAS
[Mauro Martins Santos]
Infatigável é a brisa que balança as folhagens em silêncio
E quer chegar ao jardim onde tento plantar meu cansaço,
Ao lado da florida e lilás saudade onde mora tua ausência.
Nem é tristeza visto o peso dos anos que me leva à velhice
Mais aborrece do que dói nestas tardes. Tristonhas tardes!

As tardes - sempre me foram tristonhas, desde a infância.
Era o ano 1950, acreditem , tinha quatro anos, uma criança...
Mamãe procurando, me encontrou debaixo de uma mesa.
Chorava, soluçava de doer o peito. Era uma tarde tristonha,
Um alto-falante distante tocava a melodia de muita tristeza:

ADIÓS MUCHACHOS
Voz: Francisco Alves

Adiós Muchachos, companheiros desta vida,
Adeus amigos, meus camaradas;
Já chega o tempo de empreender a retirada,
Chegou o dia do adeus, rapaziada;

Adeus amigos, eu me vou resignado,
Sem tristes queixas, sentimentais;
Já terminaram para mim todas as farras,
Meu corpo exausto não resiste mais.

Perfumes do Oriente, alcovas de cetim,
Um riso, um beijo ardente, é o paraíso, enfim;
Mulheres, juventude, amores, alegria,
A vida inteira passa, em louca fantasia;

Há prata em meus cabelos, cansaço em minhas mãos,
No peito eu sinto o gelo, em vez do antigo ardor,
Não há mais sol, há sombras
Nos dias meus,
Adeus rapaziada, para sempre Adeus.


Esta melodia eu ouvi, e vinha de uma quermesse.
Por que um menino de quatro anos triste chorou
Para mim é um mistério o ouvir essa adulta canção.
Inda hoje leva um pouco do sempre que me restou,
Talvez a melodia houvesse lhe tocado o coração...

Para dizer a verdade, ao relembrar-me disto assim:
Um fato isolado, perdido lá na longínqua infância,
Estou fabricando tristezas para plantar num jardim
Abandonado e do esquecimento às vezes retirado,
No doce amargo - a brisa vespertina vem até mim.

Tais tardes tristonhas me levam até hoje para longe 
Na luz que enfraquecia através de cercas e quintais.
Tarde que se foi na fala: “por que choras filhinho”...
Lembro que disse: “A música é muito triste mamãe!”
Que poder  emotivo continha tal fração de tempo?!

O Tempo! Misterioso Tempo; tarde triste, triste tarde,
Que a um menino de quatro anos de vida, emocionou?
É a vez primeira que retrato o fato, de forma literária,
Por ter sido arrebatado pela existência desta melodia!

PUBLICO O ÁUDIO DA CANÇÃO NA VOZ DO INESQUECÍVEL
FRANCISCO ALVES [MORTO EM ACIDENTE DE CARRO] NO
AUGE DA CARREIRA - OUÇAM PARA CONHECER A MELODIA.

[Mauro Martins Santos]

Texto escrito conforme o Novo Acordo Ortográfico .       


Nenhum comentário: