domingo, 3 de julho de 2016

ARVORES I - Árvores de Portugal

 ÁRVORES - I - Árvores de Portugal

Sobreiro árvore símbolo de Portugal desde dezembro de 2010


ÁRVORES



I - ÁRVORES DE PORTUGAL
[Conservada a ortografia do português europeu]



_______________________________________________________________________

É impossível não gostar de Árvores! Seja pela sua beleza, sombra, tamanho, idade, história ou mesmo como fonte de rendimento e [*alimento], as árvores sempre tiveram um importante papel na nossa vida. São esponjas de dióxido de carbono, retentoras de solos, o sustento de muitos. Por estas razões, merecem a nossa admiração, respeito, carinho e atenção.
*Sempre que tiver informações sobre os frutos das árvores comentadas, serão destacados (mms) - grifo deste administrador e divulgador do assunto ÁRVORES.
_______________________________________________________________


 5 de janeiro de 2011
Irei estar presente em Vouzela, no I Encontro de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem  Um projecto que visa dar a conhecer as árvores notáveis e monumentais do nosso País para que assim as possamos preservar.


As árvores encontram-se entre os seres de maior longevidade neste planeta, com alguns exemplares a atingir os 5000 anos sendo também os seres vivos mais altos de todos.

Em Portugal existe um conjunto de árvores fantásticas, muitas delas desconhecidas do público em geral. Desde o eucalipto mais alto da Europa até Oliveiras com 2000 anos e Sobreiros com 500. É importante preservar e divulgar este rico património natural para as próximas gerações.



Uma das melhores notícias recebidas durante o Ano Internacional das Florestas [2011], foi a consagração do Sobreiro como árvore nacional de Portugal. Aprovado por unanimidade pela Assembleia da República [22 de Dezembro ano passado], o projecto de elevação do Sobreiro a árvore nacional foi uma iniciativa da ATN - Associação Transumância e Natureza e da Associação Árvores de Portugal.

Com isto pretende-se proteger uma espécie de elevado interesse económico, cultural, social e paisagístico que faz parte da única floresta em expansão em toda a Europa.
Esperemos agora que esta notícia contribua igualmente para a conservação de alguns Sobreiros monumentais que necessitam urgentemente de atenção.

Com apenas 150 anos de idade, o Sobreiro da Herdade das Sesmarias apresenta 5 grossas pernadas que lhe conferem uma enorme copa facilmente destacável no meio das outras árvores. É de grande beleza cénica e impressiona pelo seu porte. Apresenta bom vigor vegetativo e conforme recomendação da AFN, a actividade de extracção de cortiça neste sobreiro parece ter sido cessada, contribuindo assim para o aumento da sua longevidade. Apesar de se encontrar a 50m da estrada, não existe nem nas aldeias próximas nem na própria estrada qualquer indicação da sua localização. Uma situação a corrigir. 



A árvore pode ser visitada nas seguintes coordenadas: 

N38°58'35.61" W8° 3'30.63" 

Herdade das Sesmarias, Cabeção


2011 foi o Ano Internacional das Florestas. A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) pretende assim alertar para a importância das florestas de todo o mundo, para o seu desenvolvimento sustentável, a sua conservação e a sensibilização das populações para o decisivo papel que desempenham nas nossas vidas, não só a nível social e cultural mas também econômico. As florestas devem ser vistas como um bem que a todos diz respeito. Ocupam 31% de toda a área terrestre e são o pulmão do planeta. Geram madeira, combustível, alimento e matérias-primas. Protegem os solos da erosão e controlam o ciclo da água e do clima. São fonte da maior parte da biodiversidade terrestre e possuem um elevado valor paisagístico.



Em Portugal, a floresta encontra-se profundamente humanizada. Isto deve-se na sua maior parte à expansão do Pinheiro Bravo nos primeiros anos do Sec. XX e no final do século com a expansão de Eucaliptal. No entanto é de realçar que a única floresta em expansão no mundo é a floresta de Montado em Portugal. Um bom exemplo de como uma floresta deve ser gerida de uma maneira sustentável.
[Gonçalo Lemos]  




    Pinheiro Manso - Portugal


Eucalípto da Tasmânia - Portugal - I -


-II-

EUCALÍPTO DA TASMÂNIA-PORTUGAL
Mata do Bussaco, Portugal- Eucalipto da Tasmânia (Eucalyptus regnans), plantado em 1876. É o maior eucalipto do Bussaco e uma árvores maiores da mata. Eucalipto da Tasmânia (Eucalyptus regnans)  tem cerca de 60 m de altura. É o mais alto dos eucaliptos, podendo atingir 114 metros de altura.



Nenhum comentário: