quinta-feira, 19 de maio de 2016


SAINT PATRICK’S DAY    


ORAÇÃO DE SÃO PATRÍCIO
A mais antiga expressão de poesia vernácula europeia.

E
Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício)
March 17th - Ireland

Dia 17 de março é um dia muito importante na Irlanda - celebra-se o seu santo padroeiro. Os irlandeses e seus descendentes nos Estados Unidos e em todo o mundo comemoram o St. Patrick's Day - Dia de São Patrício, conhecido por ter trazido a religião ortodoxa cristã para a Irlanda. Há mais de mil anos os irlandeses consideram o dia 17 de março, suposta data da morte de St. Patrick, um dia de festa religiosa, que cai no período cristão da Quaresma (Lent), quando as famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemorar durante a tarde. O Saint Patrick's Day, coloquialmente  na Irlanda, St. Paddy's Day, ou simplesmente Paddy's Day - é feriado nacional na Irlanda e também um na ilha de Montserrat. No Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia, a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado 



Atualmente, St. Patrick's Day é comemorado por gente de todas as origens nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte abrigue as maiores produções, O Dia de São Patrício é também celebrado em outros locais distantes da Irlanda, incluindo o Japão, Singapura, Rússia, Argentina e algumas cidades do Brasil. Em toda parte, as pessoas dançam, cantam e bebem "green beer" (cerveja verde) nos Irish Pubs, just having a good time and enjoying themselves!  (para)  “...apenas ter um bom tempo e divertir-se!


Quem foi São Patrício?

St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, filho de pais endinheirados, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461 - daí então, a data da celebração. Até os 16 anos, ele se considerava um renitente pagão. Nessa idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores. Foi no período entre sua captura e prisão que ele começou a se voltar para Deus.

     Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e,            então, após escapar, foi estudar em um mosteiro em Gauls (Gália) (na     região da atual França), por 12 anos. Foi quando ele soube que sua           "vocação" (calling) era tentar converter todos os pagãos na Irlanda para     o Cristianismo.
    São Patrício, apóstolo dos Irlandeses, em outros documentos diz-se que foi         capturado por piratas irlandeses em sua própria terra natal, a Grã-Bretanha,         quando tinha 16 anos, e levado para o país vizinho, onde passou seis anos         em regime de escravidão.
Embora fosse filho de um diácono e neto de um padre, foi apenas durante seu cativeiro e sofrimento que ele buscou a Deus em forma de constantes orações. Que segundo relatos dos historiadores da Igreja e de sua vida, orava  desde quando se levantava até dormir.
A oração abaixo, foi originalmente escrita em Gaélico em meados do século V, provavelmente por São Patrício, ou senão por alguém muito próximo das ideias dele. É, também, considerada a mais antiga expressão de poesia vernácula europeia.
Muito interessante é a integralidade que o autor estabelece entre os acontecimentos relatados nas escrituras e a vida concreta do cristão hoje. São Patrício, como os salmistas da bíblia - vivia num mundo transparente sacramental, onde podia denotar e dizer quem estava por trás dos acontecimentos, vendo em tudo a misericórdia de Deus proporcionando vida e existência no mundo. Enfim, para ele, tudo o que vemos é um milagre constante de Deus, algo que precisa urgentemente ser resgatado pela teologia contemporânea, antes que a expectativa do “sobrenatural” tome conta da nossa verdadeira noção da presença de Deus. Alegre-se com essa compreensão simples e integral do Evangelho, e talvez você queira orar conforme o missionário que apresentou a Irlanda para Cristo no século V…




Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,

Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da unidade
Do Criador da Criação.

Levanto-me neste dia que amanhece,

Pela força do nascimento de Cristo em Seu batismo,
Pela força da crucificação e do sepultamento,
Pela força da ressurreição e ascensão,
Pela força da descida para o Julgamento Final.

Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do amor dos Querubins,
Em obediência aos Anjos,
A serviço dos Arcanjos,
Pela esperança da ressurreição e da recompensa,
Pelas orações dos Patriarcas,
Pelas previsões dos Profetas,
Pela pregação dos Apóstolos
Pela fé dos Confessores, 
Pela inocência das Virgens santas,
Pelos atos dos Bem-aventurados.

Levanto-me neste dia que amanhece,

Pela força do céu:
Luz do sol,
Clarão da lua,
Esplendor do fogo,
Pressa do relâmpago,
Presteza do vento,
Profundeza dos mares,
Firmeza da terra,
Solidez da rocha.

Levanto-me neste dia que amanhece,

Pela força de Deus a me empurrar,
Pela força de Deus a me amparar,
Pela sabedoria de Deus a me guiar,
Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela palavra de Deus em mim falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente,
Pelo escudo de Deus que me protege,
Pela hóstia de Deus que me salva,
Das armadilhas do demônio,
Das tentações do vício,
De todos que me desejam mal,
Longe e perto de mim,
Agindo só ou em grupo.

Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal,

Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Contra a encantação de falsos profetas,
Contra as leis negras do paganismo,
Contra as leis falsas dos hereges,
Contra a arte da idolatria,
Contra feitiços de bruxas e magos,
Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.

Cristo guarde-me hoje,

Contra veneno, contra fogo,
Contra afogamento, contra ferimento,
Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

Levanto-me, neste dia que amanhece,

Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Tríade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.



Lendas folclores e usos populares

Nenhum comentário: