quinta-feira, 26 de maio de 2016


A GRANDE JORNADA DA VIDA

E A MAGNIFICÊNCIA DA CRIAÇÃO


Ele pode ser seu conhecido, e mais que isso Amigo.
Deus, que criou o Universo em toda a sua imensidão e detalhes, pode ser conhecido por nós.
Eu me surpreendi quando pensei ao dizer isso...
A experiência de chegar ao Pai Celeste atrávés do elemento da Santa Trindade - a pessoa  do Filho - é gratificante ao travar amizade com a pessoa de Jesus Cristo, e  mais,  o interessante disso tudo é que não há imposição, nem "salamaleques", como soa por meio de diversas correntes dos mais comportados aos mais bradosos e exaltados fiéis.
O trato é entre você e Ele, serenamente, sem gritarias, exortações ou simbologias.

Mesmo a Cruz, é um símbolo intermediário entre nós  e Jesus, que não está mais pregado a ela. Se lá estivesse não poderia fazer nada por ninguêm, não só estaria impedido por estar manietado, como não havia cumprido inteiramente sua missão ditada pelo Pai Celeste. Estaria literalmente na metade do caminho de sua missão salvífica.

O Cristo saiu da Cruz do Calvário, desceu ao sepulcro, ressurgiu dos mortos e  está vivo e livre.
Ele, por tudo isso, nos conta sobre si mesmo, como me contou (creio na Santa Escritura e nas palavras nela constantes) e pode nos contar através da Natureza, seu idioma universal.
Por isso sou capaz de escrever isto.

Também nos revela muito mais.
Deus nos convida; certas pessoas e crenças nos tentam  impor a falar com Ele (ou pensam que conseguem). Seu convite é livre quanto ao lugar, quando e onde podemos ou desejamos conhecê-lo. Esse relacionamento é muito particular, visto que somos pessoas individualizadas e como tal cada qual tem sua própria experiência sensorial.
Mesmo Jesus falando à multidão, uns ouviam e criam, alguns só ouviam, outros nem ouviam nem criam. E não queria dizer que nessa disparidade o espírito santo não ouvesse roçado os corações a ponto de que amanhã, um dos muitos aparentemente incrédulos não viesse a honrar o Mestre pela Fé. A semente foi espargida, o solo se incumbiria da germinação. Ceiamos se assim não foi no Sermão da Montanha, ou das Bem Aventuranças.

O Apresentador ao nosso Doador da Vida - não dita lugares:  é aqui, ou alí dentro ou fora de tal prédio; ora, é em qualquer lugar mesmo...!
Deus não é nenhum pássaro encantado para ser preso em alguma gaiola de ouro particularizada.
O milagre de CRER é ver aquilo em que cremos.
Creio na beleza da flor e a vejo como tal.
Creio na água que mata a sede e no manancial que a produz.
Creio no frescor da manhã e coloração do céu ao nascer do Sol.
Creio no vento que não vejo mas o sinto passar por mim.
Disse o poeta: "Só de sentir o vento já me faz feliz o viver"

Assim, não somente podemos aprender sobre Ele, como podemos conhecê-lo, intimamente nas maiores alturas e nos mais profundos abismos da terra e do mar.
Com não podemos crer em Ti por não vê-lo, se também não podemos ver o fundo do abismo, mas o fundo do abismo lá está?
Trazido um animalzinho que vive nas profundezas da terra, é comum não ligarmos que ao vê-lo estamos crendo que existe o que até o momento não sabíamos existir.
“Não se glorie o homem sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-Me e conhecer-Me, pois Eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que Me agrado”, declara o Senhor. (Jeremias 9:23, 24) NVI

Vejam e ouçam pois os homens e mulheres que habitam a terra e se fazem senhores do povo.
Não sou nada para esta sociedade como tal, mas eu, de livre e expontânea vontade SOU LIVRE á minha maneira de crer e ver o mundo e tenho a certeza da aprovação do Eterno.
Então sou tudo. Tenho a visão voltada pelo que realmente É.
Essa compreensão não é nossa, nos é dada, nos vem como vem o vento que nós sentimos e nos perfaz a alma.
O Senhor é Acessível; nos convida a conversarmos com Ele e deixá-Lo saber de tudo o que nos preocupa.
Ele tudo sabendo por ancipação,só nos permite aliviar a alma em confissão sublimada, ao mais secreto do secreto mentor do coração.
Se mais falamos ao nosso amigo confidente, quanto não mais nos ouvirá o Pai que está nos Céus?
Homens e mulheres procuram mais confiar a direção de suas vidas a outros humanos incompletos e corruptos e neles creem, por que não "a quem lhes criou, e lhes deu a existência"?

Teu coração bate porque bate; sem motores ou fonte de energia feita por homens.
De onde vem essa energia que te leva ao setenta, aos oitenta aos cem anos de idade?
Nós não precisamos consertar as nossas atitudes primeiro, como quem toma banho, troca sua roupa usada, se perfuma e se penteia para ir a um templo, a uma reunião, uma festa - para fazer uma oração ao Pai Eterno... Venha como estás: de avental, de capacete, de uniforme, coberto de fuligem do trabalho, molhado de suor, cheirando a alho, temperos, mãos sujas de terra ou tinta... Foi o Mestre quem disse: "Venha como estás".

Também não precisamos ser graduados em educação, pretensos conhecedores da verdade, pretensamente corretos teológicamente, ou presumivelmente santos.
Ninguém escolhido por homens será isto ou aquilo. 
Se a escolha não recair do Alto em vão debatem em se auto afirmarem as criaturas, uma adorando outras semelhantes em erros e pecados. ( Do lat. peccatum, a que prefiro a sinonímia: falta contra quaisquer regras ou normas, ou ainda, errar a meta, o alvo.)

E o "VENHA ao Pai", não importa em deslocamento dali para cá, ou vice versa, mas como tu estás e onde está.
Se deslocares é porque queres ou podes e por onde quiseres vir encontrá-Lo. Escolhes, pois a senda do Bem, este 'Bem' maíúsculo mesmo, que até Tolkien o incitou à busca, em sua obra O Senhor dos Anéis cunhando em seus comentários, a palavra Eucatástrofe - a busca do Bem Final.
Buscai (de todo coração por esta senda) e o encontrareis.

Não há, nem haverá  "uma só justa criatura na face da Terra", senão Aquele que desceu dos Céus e a ele tornou.
É da própria essência do Pai Eterno acolher suas criaturas quando de livre e espontânea vontade vão até Ele.
“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade”. (Salmos 145:18) NVI

Ele é Criativo, Tudo o que nós fazemos é formado por materiais já existentes ou construído com coisas que já foram criadas.




Deus tem a capacidade intrínsica de falar, fazer e trazer coisas à existência e que se materializam diariamente a nossos olhos: "Olhai um pôr  do sol, e vede se podeis fazer algo semelhante."
Nem nenhum homem da mais boa vontade o poderá.
Falta-nos o Poder da Criação, quanto mais a partir das coisas incriadas.
Não somente as galáxias e todas as formas de vida nos assombram pela magnitude e diversidade, mas também as buscas de soluções para os problemas de hoje, que se nos apresentam em escalada crescente...
Ou seria a sociedade humana que está em escala decrescente pela forma com que se relacionam entre si e  a Deus e o Seu maior legado aos homens o Planeta Terra?

Não O vemos por sermos relapsos com a Natureza e sua força criadora, debaixo de nosso nariz e ao alcance de nossos sentidos.
É tanta mesquinhez e  tanto desdém para com o Criador as atitudes humanas, que mais  causa assombro e lhes chama a  atenção, um celular de última geração, que o fenômeno da Vida em todas suas instâncias.

Deus é  imensamente criativo e é desejo dEle que saibamos disso e confiemos em Seu poder.
Abramos os olhos e demais sentidos e peçamos para que estejamos alertas para a grande jornada da vida e a magnificência da natureza cósmica e planetária.

“Proclamarão o glorioso esplendor de tua majestade, e meditarei nas maravilhas que fazes.” (Salmos 145:5) NVI “
…De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 121:1,2) NVI

Ele é Honesto.
Assim como uma pessoa que compartilha com você seus pensamentos e sentimentos, Deus  de forma natural nos conta sobre si mesmo...Encontremos tempo para escutá-Lo e O vermos diariamente, passeando em todas as belezas que a terra nos oferece.

A única certeza que existe e que devemos saber, - é que Ele não é só às vezes  honesto... É sempre honesto -  eterna e infinitamente honesto para conosco... Tudo o que Ele conta sobre si mesmo, ou sobre nós, é uma informação implicitamente confiável. Vez que existimos, e sentimos Se não fossemos, nada haveria pelo vácuo da inexistência. E, inexistindo um Criador, suprime-se a criatura. Eis a parábola da vida e a honestidade sincera do Criador. Criatura eis teu irmão, irmão eis tua mãe e pai, família humana eis Deus Criador dos Céus e da Terra. Negá-lo é as criaturas negarem-se a si próprias.

Mais verdadeiro do que nossos próprios sentimentos, pensamentos e percepções, que podem nos enganar, Deus é completamente preciso e honesto no que diz.

Nós podemos conhecê-lo com base em sua palavra escrita no Sol, nos astros, nos oceanos, nas profundezas e nas inimagináveis alturas, nas areias da praia, nos rastros das estrelas cadentes, no amor dos pais humanos e inumanos aos seus pequeninos, na maravilha da audição de um retinir de sino longínquo no horizonte; a visão das flores e seus visitantes, abelhas borboletas e beija-flores; pelo olfato o perfume das rosas pairando no ar, o leve toque em um rosto querido e o sabor das frutas maduras, o grasnar das gaivotas sobre o mar sereno... Os lírios do campo e os pássaros do céu... Tudo o que nos perpassa aos sentidos, à compreensão e à aspiração do entendimento são uma  metalinguagem solene e magnânima do cuidadoso Criador.

“A explicação das Suas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.”
Àqueles que ainda não perceberam estas coisas, e a todos que não conseguimos ou não nos importamos com o verdadeiro significado que devamos dar e subtrair entendimento das palavras. Não à toa a Suprema Literatura nos encita e nos exorta a fazer vistas à "PALAVRA". O uso da palavra quando justa, honesta, sincera, branda, confortadora, revestida de autoridade, abençoada, poderosa conhecedora, emitida por pessoa portadora das mesmas qualidades, sopesada de Fé elevada e inabalável: "move montanhas".

Ao revés aniquila toda uma nação e seu povo, não deixando pedra sobre pedra. Até as pedras que ficam estarão contaminadas como focos de radiação atômica. Não são de palavras (verbo dito nas Escrituras) que resultam os atos?
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:130,105) NVI

Ele é Capaz.
Quantos gostariam de estar 100% corretos, sempre certos sobre todas as coisas, tudo sabendo por anteciação?
De minha parte não; não iria suportar a vida um segundo sabendo todas as coisas sem enlouquecer. Sou finito, mortal. Saber o que ocorrerá em seguida, amanhã, na próxima hora e ano, comigo, filhos e a todos que amamos. Não, não quero isso para mim! Sou mortal, isto é prerrogativa da imortalidade, da eternidade. Isto só a Ti pertence Senhor. Detém Senhor tal prerrogativa e poder para Ti, somente para Ti que é o legítimo detentor desse Poder.

Deus pode, e para a nossa benção, glória e louvor Ele pode.
Sua sabedoria não tem limites. Salomão o mais sábio dos humanos já o disse e O louvou constantemente por isso.

Ele entende todos os elementos de uma situação, incluindo a história e os eventos futuros relacionados a ela, pela prerrogativa da própria Eternidade e infinita Sapiência: onipresença, onividência e oniciência.

Nós não precisamos atualizá-lo, aconselhá-lo ou persuadi-lo a fazer a coisa que achamos certa, ou o que deva fazê-lo.

Qual notícia terrestre precisaríamos escolher, ou achar digna de contar para Deus?

Ele fará sempre o que é justo e correto porque é capaz, e seus motivos são verdadeiros, embora com nossa humanidade não consigamos entender sua verdadeira extensão.

Quando confiamos nele, tudo o mais Ele fará!
Cedo ou um pouco mais além, mas...

“Nenhum dos que esperam em Ti ficará decepcionado…” (Salmos 25:3) NVI

Nenhum comentário: