sexta-feira, 30 de outubro de 2015

NOVA DUPLA A DESENHAR ASTÉRIX - DISCUSSÃO [CRÍTICA]




REFERENTE: - 
Crítica: Astérix e o Papiro de César 
NOVA DUPLA DESENHA ASTÉRIX.

Mauro Martins Santos

O DESENHO, DE FORMA COMO JÁ COMENTEI NO  BLOG DE ORIGEM [MEUS BLOG - OS QUE SIGO]  E COLABORADORES  DESTA PÁGINA - O DESENHO DEIXA A DESEJAR SEGUNDO MINHA OPINIÃO. NÃO QUE O ARTISTA NÃO SEJA BOM (CONRAD), MAS NOTA-SE UMA QUE SIMPLIFICAÇÃO DOS TRAÇOS [ HÁ A PRIORI O ESTILO DO ARTISTA] PORÉM NOS PLANOS DE FUNDO, VEGETAÇÃO, DETALHES DA ARQUITETURA [MÁRMORES DAS COLUNAS PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS ROMANAS, E DEMAIS OUTROS ITENS DA CONSTRUÇÃO], CONTRIBUEM PARA EVIDENCIAR OS DESENHOS DE ASTÉRIX ORIGINAL. PODE SER MESMO, UM ESTILO TALVEZ, MAS PARA QUEM É ATÉ COLECIONADOR DO ASTÉRIX ORIGINAL, NOTA AUSÊNCIA DE DETALHES PERFEITOS ENCONTRÁVEIS NOS TRABALHOS DE UDERSO.

NO ASTÉRIX  ANTERIOR, NOTA-SE PELA PERFEITA AMBIENTAÇÃO OU CENÁRIOS ONDE TRANSITAM OS PERSONAGENS - UMA QUE REALIDADE [OU DESENHO REALISTA], NOS PALÁCIOS, MÁRMORES DE CARRARA COM SEUS VEIOS, ESCADARIAS, GUARNIÇÕES DE FERRO, AS MADEIRAS VISÍVEIS DO ESTILO ENXAIMEL EM FRANÇA MEDIEVAL; NA ALDEIA DOS IRREDUTÍVEIS GAULESES ONDE VIVEM ASTÉRIX, OBELIX, IDEAFIX, TROVADORIX  "O BARDO", E OUTROS PERSONAGENS; OS DÓLMENS DE ROCHA DE OBELIX, AS ARMAS (LANÇAS E ESPADAS...) . TUDO CONVINCENTE, ADULTO, QUE PROPOSITALMENTE ACOMODA OS PERSONAGENS, PERFEITOS NO SENTIDO DE CARICATOS BEM ELABORADOS: ASTÉRIX E SEU PARCEIRO DE AVENTURAS - OBELIX QUE É MUITO FORTE PORQUE CAIU QUANDO CRIANCINHA,  NO CALDEIRÃO DE POÇÃO MÁGICA DO DRUIDA, QUE APANHAVA ZIMBRO COM UMA FOICINHA DE OURO, POÇÃO DA QUAL BEBE ASTÉRIX E LHE DÁ EXTRAORDINÁRIA FORÇA PARA LUTAR COM OS ROMANOS [VIDE QUADRINHO DO SOCO DE ASTÉRIX NUM ROMANO, QUE VOA PARA O ALTO, LARGANDO ATÉ AS SANDÁLIAS].

NOTÁVEL É A DIFERENÇA  ENTRE OS DESENHOS DE UDERSO E DO ATUAL CONRAD - TRAÇOS RÁPIDOS; MAIS ÁGEIS - PORTANTO SIMPLIFICADOS - O MESMO OCORRE COM OS DESENHOS DE HQ DAS EDIÇÕES DISNEY, FEITAS PRINCIPALMENTE FORA DOS EUA. TAMBÉM NOTA-SE A AGILIDADE  DOS TRAÇOS E SUA CONSEQUENTE SIMPLIFICAÇÃO, NÃO SÓ NA HQ, MAS TAMBÉM NAQUELE SEGMENTO DA VELHA E ROMÂNTICA LINHA DE ANÚNCIOS E PROPAGANDAS. FEITAS A ÓLEO SOBRE TELA, TINTA ACRÍLICA, BICO DE PENA, AQUARELA ETC, COMO EXEMPLO NOS SEMPRE IMITADOS E NUNCA IGUALADOS TRABALHOS MARAVILHOSOS DE NORMAN ROKWELL, E SEUS PERSONAGENS.

SUAS PRANCHAS DESENHADAS COMO FOTOGRAFIAS (AINDA NÃO SE USAVAM OS TERMOS: REALISMO E HIPER-REALISMO) PELO MENOS COM EVIDÊNCIA CONSTANTE E PUBLICADA; VINHAM SEMPRE COM OS INDEFECTÍVEIS CACHORRINHOS, EM PARALELO À MODERNA TECNOLOGIA E VERTIGINOSA DEMANDA DA INDÚSTRIA GRÁFICA E EDITORIAL.

OS COLECIONADORES, E LEITORES QUE OBSERVAM OS DESENHOS ARTÍSTICOS, DESDE O PLANO DE FUNDO ATÉ O PRIMEIRO PLANO RECONHECEM O QUE DIGO. JÁ O MODERNO ASTÉRIX EM QUESTÃO COM ARGUMENTO A CARGO DE FERRY, PARECE BOM, UMA VEZ QUE, A ARGUMENTAÇÃO PODE PASSAR BATIDA DE GRANDE PARTE DO PÚBLICO LEITOR DESTE REFERIDO HQ.

A RETENÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DE GOSCINNY, PODE NÃO ATINGIR PLENA RECORDAÇÃO A SE CONTRAPOR À ATUAL DE FERRY.

MAS HÁ OS COLECIONADORES DAS EDIÇÕES ANTERIORES, DA DUPLA GOSCINNY (ARGUMENTOS) E UDERSO (DESENHO); OU QUASE, COMO EU, QUE PERDI ALGUNS  EXEMPLARES DE ASTÉRIX.

NO ENTANTO, UM POUCO TALVEZ PORQUE DESENHO E PINTO QUADROS, FIQUE MAIS EVIDENTE OBSERVAR  E COMPARAR O HQ ORIGINAL E O REFERENTE À POSTAGEM DE AGORA.

REPAREM NA ATUALIDADE "MAQUIAVÉLICA" DA FALA [DE UM MINISTRO DA CORTE IMPERIAL À CESAR] NO QUADRINHO ABAIXO:







"(...)
O final é adequado, o tema censura podia ter sido mais bem explorado, 
mas no fundo a coisa não é mal tratada. 
Senti falta daqueles pequenos trocadilhos/puns, tão comuns nestes livros, 
mas a parte do humor é aquela que mais mudou nestas novas aventuras.
Em todo o caso não achei dos piores álbuns da personagem, colocando 
ao nível de um dos primeiros a solo do Uderzo."



















VISITEM O BLOG DE HUGO SILVA, PUBLICADO AQUI NAS CORTINAS 
DO TEMPO.
FELIZ IMENSO HUGO, POR TÊ-LO  POR COLABORADOR, SENDO EU 
SEGUIDOR DE SEU BLOG.







































sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Hugo disse:
Espero que gostem
Hugo Silva
Ainda sou do tempo.




Nenhum comentário: