sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O SORRISO DO PEIXINHO



Resenha literária (Curta metragem, o Filme)
Os contos de encantamento tem o poder de operar milagres.
     (///@//ro ///@rti//s S@//tos )


                 “O SORRISO DO PEIXINHO”
"O Sorriso do Peixinho" - de C. Jay Shih, Alan I. Tuan e Poliang Lin, com música de Chien-ci é um curta de Taiwan baseado em uma história infantil sobre um peixinho sorridente e um senhor solitário, de Jimmy Liao.”

Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2007, mas dele (o curta) só tive conhecimento literário agora.  

      Um homem que vive de forma solitária e tristonha, tem que passar todos os dias em frente de uma loja que vende peixinhos ornamentais  num grande aquário  o qual expõe os belos e coloridos peixinhos. Este solitário, querendo uma companhia, ainda que minúscula, acaba sendo ele atraído pelo seu futuro amiguinho. Capturado emocionalmente pelo pequeno peixe, vem a compra-lo. Dá-se um fato surpreendente a ele, essa companhia o liberta do tédio e da amargura, levando-o às suas lembranças de mais longínquas reminiscências da infância. E se faz feliz!
Certa noite é acordado por uma estranha luminosidade em seu quarto e os móveis estão a voar  pelo recinto.
Em luminoso destaque estava seu aquário com o Netuninho tudo  fosforescente em cores vibrantes verdes. Esta visão de efeitos misteriosos e surpreendentes, o leva para fora a andar pelas ruas, guiados por aquela forte e nova sensação pela qual é irresistivelmente atraído. As ruas da cidade são noturnas, escuras e sonolentas. A cidade dorme.
Vai terminar sua caminhada em um parque, que a tudo indica, ser o mesmo onde em sua infância praticava as traquinagens de uma infância livre e feliz. 
Todo sonho, de todos nós, e do homem (sonho?) não era diferente, as cenas correm rapidamente e de uma cena pula para outra e de repente pronto! Já se encontra frente ao mar.
O Netuninho, estando à sua espera o vai levar ao Reino Abissal.  O amigo do peixinho se vê nadando em meio a cardumes coloridos dos mais variados matizes. Ele aproveita e passa a nadar numa leveza jamais sentida. Nada, nada... e ... de repente o oceano se esvai.  Desaparece daquilo que era um sonho.
Vai de forma inacreditável para ele, encontrar-se dentro do aquário do seu Netuninho.
Lá ara fora de sua casa, todos os peixes do mar estão a observá-lo em exposição dentro do aquário. O homem observa impassível.
Seria (dúvida...)  um pesadelo? Um doce sonho do tipo infantil, trazido pelas reminiscências da infância, onde tivera seu peixinho e estimação? Ou tudo seria possível e acontecera em algum plano paralelo, que forma o passado e este introduziu parte de sua circunferência no presente?
Senta-se em frente ao seu amiguinho aquático conversa com ele e como em uma viagem longa e pairando nas maiores alturas, voa á sua terra natal, à infância, divagando longamente combina com Netuninho em devolvê-lo ao mar.
Acontece então uma maravilhosa mágica e encantadora relação de amor entre os dois. Digna de ser vista e não contada aqui...

O dia amanhece com um novo sol mais brilhante, e a alma e o coração do homem até então amargo e solitário, sem perspectivas, se liberta para sair às ruas e aos parques. Olhar os repuxos cheios de carpas, o vento nos bambuzais que se envergam temerariamente como se fossem quebrar, e voltam ao que eram...  
Pode o então homem solitário, comemorar perto e ao longe a beleza da vida e descortinados  horizontes.


RESENHA : “A Fish with a smile” - ( Um peixe com um sorriso )
*“A Fish with a smile” - ( Um peixe com um sorriso )
Poema
Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz
Mas apercebe-te.
Apercebe-te de que podes ser diferente.
Diferenças essas que te podem guiar à felicidade.
Faz recordar, faz viver.
Que te podem prender.
Caminha Caminhando
Ama Amando
Prende, liberta
Coabita!
Porque há lugar para todos nós
Terra ou Mar
E quem tem o poder da razão,
Pode não compreender,
Mas pode fazer; tentar fazer felizes aqueles que não têm.
Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz.
*Tradução de poema complemento de “A Fish with smile”


Nenhum comentário: