Comecei a me interessar pela Semiótica ou Semiologia, quando estava cursando a APMBB (Academia Militar)onde uma professora jovem focava muito a Semiótica em suas aula de Português. Depois passei a estudar Semiótica e ler muito a respeito. Descobri um mundo novo, o qual desconhecia: aquilo que está dentro das coisas. Percebi que só via a periferia, a parte externa, a casca. Não conhecia o sabor.
Mais tarde, soube que um dos maiores Semióticos ou Semiologistas do mundo é o ora famoso Humberto Eco. Assisti ao filme o "Nome da Rosa", que perde muito para o livro homônimo, que o li diversas vezes. No livro é que percebemos mais o que Eco emprega de semiótica, em seus símbolos e sígnos intrincados que dão enredo à obra.
A Semiótica ( do grego semeiotiké ou a "arte dos sinais") é a ciência geral dos sígnos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação. ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Mais abrangente do que a linguística, a qual se restringe a qual se restringe ao estudo dos sígnos linguísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, das palavras. Esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico - artes visuais, música, fotografia, cinema, culinária, vestuário, gestos, dança, religião, ciências, etc.
A SEMIÓTICA É UM SABER MUITO ANTIGO, QUE ESTUDA OS MODOS COMO O HOMEM DÁ SIGNIFICADO AO QUE O RODEIA. NO UNIVERSO TUDO É SÍGNO.
É importante dizer que o saber é constituído por uma dupla face. A face semiológica ou semiótica (relativa ao conhecimento das coisas)e a epistemológica (referente ao significado das palavras).
A semiótica, tem assim, a sua origem na mesma época que a filosofia e disciplina afetas. Da Grécia até nossos dias tem vindo a desenvolver-se continuamente. Porém, posteriormente, há cerca de dois ou três séculos, é que começaram a se manifestar aqueles que seriam os pais da Semiótica
(ou Semiologia).
Os problemas concernentes à semiótica podem retroceder a pensadores como Platão e Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início do século XX com os trabalhos paralelos de Ferdinand de Saussure e C.S. Pierce, a semiótica começou a adquirir autonomia e o status de ciência.
********
Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. - Jó l4:7
**********
Os livros nos fazem livres.
**********
Mostre-me uma família de leitores, e lhe mostrarei o povo que dirigirá o mundo.
(Napoleão Bonaparte)
**********
SER FELIZ
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história;
É atravessar desertos lá fora, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito de sua alma.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode existir em você.
///@//ro ///. Stos