segunda-feira, 28 de março de 2016

BERRO LANCINANTE DE DOR INCONSÚTIL




BERRO LANCINANTE DE DOR INCONSÚTIL

Postado por 
*Raimundo Nonato Rodrigues
em 11 fevereiro 2016
PEAPAZ 


Num berro lancinante 
de dor inconsútil,
lanço no meu universo recalcitrante,
a semente em mim acumulada 
de revolta estacionada,
 na aridez bruta do meu sentimento estéril
calcinada de lembranças dissolutas
na imensidão de um horizonte 
boreal  !


Poeta e Escritor do Amor e da Paz - PEAPAZ -

ORAÇÃO PELA PÁTRIA E PELO POVO

Senhor meu Deus de Eternidade e Equanimidade de Santa Justiça:
Nunca precisamos pedir-Te tanto meu Pai,
tanto como nos dias pelos quais estamos atravessando.
Em especial por nosso país,
em que a tributação é uma das maiores, senão a maior do mundo,
e não há nem de longe o retorno dos serviços
a que têm direito os cidadãos.

Devemos dar “A Cesar o que é de Cesar”
disse-nos o Mestre Jesus,
Teu Santo Filho e Nosso Supremo Defensor,
mas Ele também veio para zelar pelas Suas ovelhas
como o Bom Pastor.

Também para expulsar os Vendilhões do Templo sob azorrague, com rigor, denodo e coragem, em Ira Santa, e, não houve quem
o enfrentasse ou revidasse - tal Sua Autoridade Divina.

Sem Ti Pai Eterno, estamos totalmente desamparados, sem norte, jogados à própria sorte.
Tudo pára e se extravia nos dutos e nos gargalos de corrupção do desesperado poder pelo poder.
Esse Mal secular que vem desde os tempos de Pilatos,
que pelo poder e política de Roma, 
lavou as mãos e assassinaram a Jesus.

Mas isto ocorreu - sabemos Senhor, para que pudéssemos e ainda possamos ver e saber
como agem os detentores do poder, pelo poder.

Isto leva a maioria dos cidadãos a ingressarem em depressão, tristeza, e se julgarem desamparados e solitários,
como  nau sem rumo, sem leme, sem timoneiro, em encapelado mar.
Esperar dos homens que deveriam governar
a nação é uma quimera puramente utópica.

Só por Ti meu Deus em nome de Cristo Salvador,
para nos levantar da tristeza, do desânimo, da depressão, decorrentes da revolta e a impotência de algo que possamos fazer para dirimir tanta dor!

Não esperamos nem acreditamos que seja feita humana justiça somente pelas humanas forças.
Fazei Poderoso Pai, que se levantem
todos os homens que tenham a Coragem e o Temor do Cristo
contra os Vendilhões do Templo Sagrado...
 que conhecem os caminhos de Tua Justiça,
 ainda que por meios humanos - e possam fazer algo para deter a sangria e o estertor em que vive a nação e seu povo, em meio a este vale de lágrimas e ossos.

Que tão apenas sejam demovidos aqueles
que cultivam e cultuam o mal.

Juntai Tua Santa Justiça a fortalecer teus filhos que estão em missão de Amor, da Paz e do Bem, aqueles que foram inspirados
e dotados para exercer funções na defesa de seus semelhantes.

A Justiça terrena, embora humana, quando inspirada por Ti, se transformará na distribuição equitativa do que é justo e correto em separado do que é consolidadamente erro, injusto e eivado de pecado aos olhos da dignidade e da honra moral.

Incita-os e Exercerem a boa prática da Justiça na justa medida, na integralidade onde tão só os mais altos desígnios e alcance da dignidade integral possa dirigir

Tu podes Pai dizer-nos o que fazer e mais ainda àqueles que receberam a missão sob Teu zelo a se doarem pelos mais fracos,
mais humildes e mais necessitados.

Os homens se tornam maus por desconhecimento
de Teus caminhos de Luz.
Perdoai-os e dizei-lhes, a cada um, Pai Eterno:
“Vá, e não pequeis mais”.

Retira Senhor o poder dos maus.
Destitui os que maquinam o Mal e o sofrimento de todo um povo a seu benefício e de sua parentela.

Tenhamos nós teus filhos, pequeninos e em desamparo, a proteção da Rocha Forte onde possamos nos assegurar das violentas tempestades da vida.

Tudo nos vos pedimos em nome e por amor de Teu Santo Filho.
Em Teu nome Pai, do Filho e do Santo Espírito nos Te rogamos.
AMÉM!



Mauro Martins Santos

ICHTYS




A BANCA DE OURO DE UM EX-PRESIDENTE

A banca de ouro de Lula

Temeroso com a possibilidade de ser preso, o ex-presidente se cerca de um time composto por mais de vinte advogados e junto com o Governo abre uma chicana de ações para tentar postergar os processos contra ele e Dilma na Justiça

Antonio Carlos Prado e Ludmilla Amaral
Em algumas paredes das galerias da Penitenciária Feminina Sant’Ana, o maior presídio de mulheres da América Latina, localizado em São Paulo, está escrito em caligrafia muito torta: “quem fala a verdade não precisa de advogado, quem fala meia verdade precisa de um, quem mente inteiro é bom ter dois”. Não há notícias de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha feito alguma visita a essa prisão, mas é muito provável que ele conheça os dizeres registrados naqueles muros. 
1Lula.jpg
 
 
Para enfrentar as descobertas da operação Lava Jato, tentar se defender das acusações que pesam contra si e procurar se esconder sob a prerrogativa do foro privilegiado, Lula escalou um pelotão composto por 21 advogados, entre eles seis dos mais notáveis do País que desembarcaram no caso na semana passada. E, segundo apurou ISTOÉ, após a Páscoa todos ficarão sob a coordenação de um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, hoje aposentado – ele já teria até se apresentado ao juiz federal Sérgio Moro, coordenador da operação Lava Jato. 
 
Ouvidos por ISTOÉ, dois dos advogados arregimentados por Lula asseguraram que nada estão recebendo pelo trabalho e que fazem parte desse time “em respeito à história do ex-presidente”. No mercado jurídico, no entanto, comenta-se que, para remunerar uma equipe do porte da que foi montada, Lula teria de gastar cerca de R$ 15 milhões apenas pelo habeas corpus encaminhado ao STF no último domingo. Oficialmente Lula ainda sequer é réu, e o exército de juristas escalados por ele mostra, na prática, uma tentativa de usar nomes consagrados do Direito para tentar intimidar o Judiciário. 
 
4Lula.jpg
 
 
“Bateu o medo em Lula”, afirma um advogado a quem o ex-presidente costuma recorrer sempre que se vê juridicamente acuado. Nem mesmo a decisão do ministro Teori Zavascki, proferida na noite da terça-feira 22, deixou Lula tranquilo. Atendendo a demanda da Advocacia Geral da União (AGU), Zavascki determinou que o juiz Sérgio Moro remeta ao STF as investigações envolvendo o ex-presidente na Lava Jato e decretou sigilo sobre as conversas telefônicas interceptadas. Zavascki manteve, no entanto, a decisão do STF que impede a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil.
 
“Ele sabe que a decisão é provisória. E sabe ainda que não conta com a simpatia da Corte”, disse um dos advogados de Lula na quarta-feira 23. A possibilidade real de ir para a cadeia deixa o ex-presidente em estado de pânico e isso também explica a montagem de uma banca de ouro advocatícia. Eles pertencem a oito escritórios diferentes. Alguns desses advogados se reúnem pelo menos uma vez por semana em São Paulo para encontrar saídas para Lula, a partir do bom trânsito que possuem nos tribunais superiores. 

6Lula.jpg
 
 
Tais reuniões são tão secretas que, nelas, os advogados são obrigados a desligarem seus celulares. O ex-presidente Lula tem o direito de possuir na Justiça quantos patronos quiser. O que se cogita no meio jurídico, porém, é que ele colocou ao seu redor um time tão grande e qualificado também como forma de “tentar auxiliar” a AGU em sua “anemia teórica que a faz cometer uma série de erros”. É verdade que a decisão de Zavascki pode representar uma vitória transitória da AGU, mas seus erros têm sido frequentes. 
 
O último deles ficou visível na madrugada da terça-feira quando o ministro do STF Luiz Fux rejeitou mandado de segurança contra a liminar de Gilmar Mendes – a liminar impediu a posse de Lula como ministro da Casa Civil. Qualquer estagiário de Direito sabe que não cabe esse tipo de recurso contra uma decisão monocrática de ministro do STF. O mais surpreendente é que os advogados do ex-presidente incorrem no mesmo amadorismo e insistem em recursos sem respaldo na jurisprudência – só trocaram mandado de segurança por habeas corpus, esquecendo que também esse remédio jurídico não tem efeito para alterar decisão monocrática de ministro da Corte. 
 
O habeas corpus questionando a posição de Gilmar Mendes caiu primeiramente sob a relatoria do ministro Luiz Edson Fachin. Por ser padrinho de casamento da filha de um dos defensores, ele se deu por “impedido” mas sinalizou o que faria se pudesse julgá-lo: rejeitou habeas corpus idêntico, vindo do advogado Samuel José da Silva, que não integra a equipe de defesa (essa ação é apenas uma entre as quase 300 que estão distribuídas em todo o País). Ao rejeitar o pedido de Silva, ficou claro que Fachin também não atenderia à expectativa dos advogados de Lula. Feito novo sorteio, caiu a relatoria com a ministra Rosa Weber, que negou o habeas corpus. 
 
2Lula.jpg
Gilmar Mendes, ministro do STF, sobre o fato de Dilma ter tentado nomear Lula
para a Casa Civil: É preciso muita desfaçatez para manobrar assim as instituições.
É preciso ter perdido o limite que distingue civilização de barbárie
 
 
Ou seja: Lula continua fora do governo, sem foro privilegiado. E tudo indica que, nos próximos dias, voltará a ficar sob as determinações de Moro, especialmente no que diz respeito ao sítio de Atibaia e ao apartamento tríplex no Guarujá. “Lula leva bons profissionais a se equivocarem porque ele esperneia para todos os lados”, disse um ex-advogado do petista. É verdade. Nos últimos tempos ele se insurgiu em relação à Polícia Federal, disparou contra Moro, condenou o Ministério Público e os tribunais superiores, criticou a mídia, esgoelou em palanque da avenida Paulista, em São Paulo, e entupiu de recursos o STF e juizados de primeira instância inconformado com a perda do foro privilegiado. 
 
O problema é que, diante da Lava Jato, o peso político de patronos consagrados não tem intimidado o Ministério Público nem o juiz. E, mesmo em Brasília, defensores com bom trânsito nas instâncias superiores do Judiciário não estão colecionando vitórias. Por que advogados tão conceituados lançaram mão de habeas corpus, apostando que ganhariam da jurisprudência? A primeira resposta, vinda da maioria dos juristas, é redundante: “Lula está deixando até Deus atarantado”, disse um dos advogados da própria banca. 
 
3Lula.jpg
Pavor: Sem o cargo de ministro, ele vive atarantado
com o fantasma da prisão
 
A segunda resposta é surpreendente: entre os mais notáveis defensores do ex-presidente não há criminalistas consagrados. E o problema de Lula é criminal. Não se trata de uma questão política/jurídica. É apenas criminal. Lula e sua defesa têm, assim, dado voltas para não sair do mesmo lugar – e tal lugar é perder. O que fazer agora? Essa é a questão que a própria banca se colocou depois da decisão de Zavascki. “Nada, absolutamente nada. Não é fazendo chover recurso que um inocente se defende”, disse um advogado bastante próximo à equipe de Lula. 
 
Outro jurista, um dos mais conceituados do País, poucas horas antes da decisão de Rosa Weber, qualificava o habeas corpus como “inócuo e midiático”. Igualmente inócuo foi o recurso apresentado há mais de um mês pelos defensores do ex-presidente, antes ainda de ele ser nomeado ministro, pedindo então que o STF paralisasse a investigação do Ministério Público Federal (leia-se Lava Jato), uma vez que corria investigação no MP paulista devido à quebra da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). 
 
Também nesse caso a relatora sorteada foi Rosa Weber, e ela não viu nenhuma incompatibilidade nas investigações feitas em duas frentes. Pode-se dizer que, a partir daí, Lula montou o seu acampamento no STF e acumulou derrotas. Na quarta-feira a presidente Dilma já cogitava arranjar para Lula um cargo informal no governo. Nesse caso, ele não teria foro privilegiado, mas, como disse o pensador republicano Joaquim Nabuco, “não se deve ser ministro somente para usufruir as vantagens do poder”. 
 
5Lula.jpg

RETRATO


RETRATO


Há uns efeitos visuais culpados do embargo de nossa alma...
O espelho, 

que embora ao inverso de nossos traços físicos,
não é  das profundezas o amargo reverso jamais...

Ele - espelho meu, ou teu, 
é incisivo e sincero...demais!

Mas a vilania que nos causa as lágrimas 
dos recônditos do espírito é o retrato.

Ai, o retrato... 
esse aprisionador de congeladas imagens.

Disse um poeta:
"Um frio nos percorre o corpo ao propósito de fitá-lo
Tenho mais saudade de ti em teu retrato 
do que a tua ausência em meu recato".

Vejo-te imóvel e inerte, embora estejas 
pulsante e contígua a meu lado.

Estranha sensação, que aciona dorida Saudade,
de um bem já ausente 
embora estando presente.

Preciosa obra de inigualável fotogenia,
um retrato envolvido em melodia,
só ressalta a essência de nossas emoções:

Saudade.

Mauro Martins Santos, 
À Sombra das Araucárias,
Outono de 2016




Elvis Presley - Bridge Over Troubled Water Legendado Regina Esposito

NA RUA ONDE EU MORAVA
Publicado originalmente por Mauro Martins Santos em 18 julho 2015 
Poema Livre 
ANTOLOGIA IMAGEM E LITERATURA
PEAPAZ -  Poetas e Escritores do Amor e da Paz,
Página Mauro Martins Santos

***



NA RUA ONDE EU MORAVA

Mauro Martins Santos-Ad
Moji Guaçu-SP-Brasil

 **
Longe vai aquela imagem
Onde inflava ao vento
As velas do barco da vida...
Nas águas quietas o Tempo
Lentamente delineava a paisagem.

Ponto de encontro de sonhos e devaneios
Na rua onde eu morava - lá na esquina
 Nasceu o primeiro amor entre todos os anseios;  
Foi quando uma fresta de porta se abriu
E tu surgiste minha eterna menina...

 Velha Rua XIII - de chão, depois piso de pedras,
Hesitavas a entrar e me deixares a olhar
Só a olhar-te ansioso à distância
Cismando... Hoje para lá queria voltar 
A ter os corações em sublime consonância;

 Doce visão, contida na imensa eternidade...
O Tempo leva, mas o tempo também traz
Momentos de terna e cálida felicidade,
 Nas asas da esperança, do amor e da paz!

**


          Comentários a este tópico
         [Grupo - Imagem e Literatura]


DE : MARIA IRACI LEAL -“MIL
Coordenadora-PEAPAZ
Um poema que encanta por tanta beleza, versos maravilhosos, 
parabéns querido poeta, bjs MIL.
Amigo Mauro, um belo e inspirado poema. Abraços carinhosos.

          *
Adorável poema, a tocar-me profundamente em lembranças... Parabéns!
          
         

              Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sílvia Mota Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
                Adorável poema,
          a tocar-me profundamente em lembranças... Parabéns!
          
             Socióloga, Historiadora, Professora de Portugês e Inglês, 
Membro efetiva da Academia Brasileira de Letras Virtuais, 
Correspondente Mundial da ABLV e do PEAPAZ, 
Acadêmica de Belas Artes, Poetisa, Pintora e Escritora 
 Fundadora e coordenadora do PEAPAZ em âmbito Mundial.




domingo, 27 de março de 2016

EM NOME DAS ROSAS


EM NOME DAS ROSAS

Mauro Martins Santos
Criador e Adm. De As Cortinas do Tempo


Gosto das cores contidas nas flores,
gosto muito das rosas amarelas,
e ao depois, todas elas.



Olhar as estrelas na brisa da noite,
todas as árvores, da natureza...  as araucárias
e do olor suas essências,



sentindo seu perfume das folhas e inflorescências.
Amo toda a Criação em desfile que a meus olhos extasia
O esconderijo da beleza que se traduz em poesia,
mesmo sem a palavra adrede na alma internalizada,
causa torpor latente  à minha alma extasiada.
Meus olhos fogem a se esconder em meio às ramagens
Neblinosa cor, odor de rosas, alevantados por forte aragem.




Senhor, obrigado por ensinar-me a ver
as maravilhas da Criação e há tantos que não querem  enxergar.

*
Um amigo que estava passando por uma decepção familiar, certa feita falou-me: "Mas se sou preciso implorar pela intervenção divina então Deus é arrogante, distante e ausente". Não, repliquei - não pense desta forma sob sentimentos convulsos. Disse apenas isso, pois não valeria a pena desdobrar a discussão. Em outro dia talvez ele estivesse melhor.

Deus Pai nunca é ausente... Mas como queremos receber Amor se não oferecermos?
O postulado do Amor [bem como de todas as paixões, emoções e sentimentos humanos] é uma lei cósmica universal de causa/efeito... ¹refletiva/reflexiva , dos corpos e das forças místicas imensuráveis que povoam o espaço - onde um oferece a massa, o outro oferece a atração -, e tal e qual de forma sucessiva nenhum corpo celeste orbitando no espaço despenca para o infinito vazio. Essa mística entendida como estudo das coisas divinas e espirituais; ao que inclui toda a divina obra.
Assim é a lei da mecânica cósmica, do grande celeiro da Criação, dos inimagináveis volumes de bilhões de vezes maior que o maior corpo celeste conhecido pelo homem, até a menor vida conhecida e existente. 


A cor das rosas e demais flores e coisas, só existe ao nosso sentido, transformada que foi em sensação. Maravilha essa, que só passa despercebida pela nossa ignorância, mal agradecimento e ter se tornada comum, assim misturada e confundida à paisagem de nossa percepção.
Portanto muito, muito mais que as constantes mesquinharias da existência humana, são todas essas, observem, mínimas amostragens do imensurável Poder Criador. Desta forma, venhamos a compreender que só Aquele que cria pode dispor de sua obra.
Se fossem os homens tão autossuficientes e de pretenso poder, seriam eternos, para horror do mundo, visto que em média de vida: 73 anos os homens já devastaram a Terra, e o que não teriam feito em termos de destruição, se vivessem... 200 anos, por exemplo.



O homem procura ao contrário dos animais não humanos a prolatar no tempo sua pretensa superioridade em relação a seus semelhantes, versada nos sentimentos peculiares a ele inerentes: ódio, inveja, desprezo, arrogância, e o que julgo o pior de todos - a hipocrisia, que consegue camuflar todos os demais baixos sentimentos -fazendo-o um adorador da dissuasão que ocupa o mesmo altar da dissimulação, as quais são afluentes da grande e mais perigosa besta aquela gestada pelas opiniões das mediocridades individuais.
 Se atentarmos bem para este fato narrado, pessoas centradas e de bom senso passarão a ter pena, compaixão dessas vítimas dos laços de sentimentos exacerbados, apaixonados pelo complexo de superioridade - neste caso a psicologia afirma ser um sentimento de compensação a um gatilho de outro complexo que lhe é dominante: o de inferioridade. 
Na realidade é uma “persona”, máscara, usada como disfarce de seu verdadeiro “eu” encerrado em sua alma e que vive batendo nas paredes da argamassa de seu corpo para sair e ser a realidade.
Este posicionamento é básico a todos os tipos que ocupam degraus no poder pelo poder e aos aspirantes a isso, bem como aos escudeiros e verdugos de plantão a serviço de seus “donos”.
Não é necessário perguntar se tais excrecências humanas tem alguma crença acima do tampo de seus crânios, ou se ousam olhar o céu em noite estrelada a se perguntar o que representa essa incalculável imensidão em relação a eles - ao seu ínfimo porte e lugar no universo. Claro que não; e é pura perda de tempo tentar imaginar isso. Mas se eles não pensam, pensemos nós. Se eles nada creem, creiamos nós, nada perderemos com isso, estejamos certos!


Digo estejamos certos, porque a cor da rosa-flor não existe, mas passa a existir em nossos sentimentos, por um mecanismo muito superior à nossa vontade. Digamos um sentir similar ao fenômeno da fé; que é crer no que não vemos e a recompensa, afinal, é ver aquilo em que cremos. Não seria isto, aquilo que o Mestre de Nazaré de forma recorrente nos disse na Magna Escritura, quanto a “voltarmos a ser crianças” para herdarmos (entendermos) o reino dos céus (uma luz mais elevada), não seria?
Particularmente acho que sim: baseando-se nas explicações e posterior entendimento dos “mistérios” por exemplo, a telefonia, coisa ultrapassada aos de entendimento mediano, é total mistério aos descolarizados. E a televisão? Total mistério, não só aos descolarizados, mas todos os que forem pegos de repente para explicar; e são coisas quase museológicas da eletrônica avançada, já em níveis inimaginados - logo ali atrás (século XX) até o final dos anos novecentos - de cuja geração os mais velhos estão com  a “avançada” idade de 17 anos.

Ouso dizer que tal “mistério” ocorre na existência da cor; de forma espontânea: luz-incidência-reflexão-²reflação. Complexo entendimento humano ante a simplicidade dos fenômenos depois de explicados - à luz da física. 

Disse o gênio de Conan Doyle, através de Sherlock Holmes sua criatura: "Todo mistério, depois de explicado, parecerá brincadeira de criança." Os especialistas “sherlockianos” e os  estudiosos das obras de Conan Doyle, sabem que o personagem antropofagiou o autor e  afirmam ter o cérebro de Doyle preconizado o computador.

O que dizer então do Autor da Obra da Criação? De minha parte o conceituo como sendo extremamente simples se nos tornarmos “como crianças”. Como disse Conan Doyle - para os que não querem ouvir o Mestre chamado Jesus. Então, assim, veremos que todos os mistérios existentes “nos céus e terra” - são brincadeiras de crianças.

E isso tudo é no mínimo algo a se “refletir" ou a se fazer uma "reflexão”.

_______________________

¹ Na Física [não na língua portuguesa ou em filosofia],  reflexão difere da refração porque nesta segunda ocorre alteração nas características do meio por onde passa a onda. [O mérito destes dados da física carecem de outro ensaio, os interessados podem encontrar esclarecimentos nas matérias que tratam da eletrônica e da eletricidade - mesmo na ótica, nas matérias referentes ao campo da emissão/incidência dos raios/feixes de luz.]