segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

AGO05

O que é essa tal Física Quântica?

fisicaquantica
Física Quântica surgiu como a tentativa de explicar a natureza naquilo que ela tem de menor: os constituintes básicos da matéria e tudo que possa ter um tamanho igual ou menor. Em outras palavras, pense o seguinte: tudo o que é maior do que um átomo está sujeito a leis da física que chamamos de “física clássica”. Por exemplo, elas sofrem a atração da gravidade, as leis da inércia, ação e reação, e por aí vai. Mas quando analisamos tamanhos menores que um átomo, tudo muda e as regras da física clássica já não valem mais. Foi preciso então admitir que era necessário outras leis para lidar com essa realidade, e também uma física totalmente nova, que ficou conhecida como Física Quântica.
fisicaquantica4Tudo começou em 1900, quando o físico alemão Max Planck introduziu a ideia de que a energia era enviada em “pacotes” chamados quanta (meio que parecido com a transmissão de dados pela internet), com o fim de derivar uma fórmula para a dependência da frequência observada com a energia emitida por um corpo negro. Em 1905, Einstein explicou o efeito fotoelétrico por um postulado sobre que a luz, ou mais especificamente toda a radiação electromagnética, pode ser dividida num número finito de “quanta de energia”, que são localizados como pontos no espaço.
Estes quanta de energia seriam chamados mais tarde de fótons, termo introduzido por Gilbert N. Lewis em 1926. A ideia que cada fóton teria de consistir de energia em termos de quantas foi um notável feito, já que efetivamente eliminou a possibilidade de que a radiação de um corpo negro alcançasse energia infinita, o que se explicou em termos de formas de onda somente. Em 1913, Niels Bohr explicou as linhas espectrais do átomo de hidrogênio, novamente utilizando a ideia dos quanta, em seu artigo On the Constitution of Atoms and Molecules (Sobre a Constituição de Átomos e Moléculas), publicado em julho de 1913.
A expressão “física quântica” foi usada pela primeira vez em Universe in Light of Modern Physics (O Universo à Luz da Física Moderna), de Max Planck, em 1931.
fisicaquantica3Em 1924, o físico francês Louis-Victor de Broglie apresentou a sua teoria de ondas de matéria, dizendo que as partículas podem exibir características de onda e vice-versa. Esta teoria era para uma partícula simples e derivada da teoria especial da relatividade. Baseando-se na aproximação de de Broglie, nasceu a mecânica quântica moderna em 1925, quando os físicos alemães Werner Heisenberg e Max Born desenvolveram a mecânica matricial e o físico austríaco Erwin Schrödingerinventou a mecânica de ondas e a equação de Schrödinger não relativista como uma aproximação ao caso generalizado da teoria de de Broglie. Schrödinger posteriormente demonstrou que ambas as aproximações eram equivalentes e ficou conhecido pelo clássico experimento mental* chamado “o gato de Schrödinger”, que ilustrava o relativismo quântico com a ideia de que um gato fechado dentro de uma caixa está tanto vivo quanto morto, enquanto não abrirmos a caixa e termos certeza de qual é o verdadeiro estado do gato.
fisicaquantica5
A física quântica não é intuitiva, ou seja, isso significa dizer que muitas partes dela parecem não ser verdade. Por exemplo, a dualidade onda-partícula diz que partículas se comportam ora como partículas ora como ondas. É uma afirmação no mínimo estranha, bizarra, por que seria mais ou menos como dizer que a água pode ser, ao mesmo tempo, seca e molhada dependendo da ocasião. Mas é o que acontece no mundo real das partículas quânticas. No nosso dia-a-dia, parece que vivemos num planeta plano, o que você sabe que não é verdade; nosso mundo é uma esfera, e no espaço não existe direita e esquerda, cima ou baixo.
Por ser não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. O próprio Einstein (que foi um dos fundadores da física quântica) acreditava que a física quântica devia estar errada. Mas com o passar do tempo percebeu-se que ela explicava tão bem o resultado das experiências, que tinha de ser verdade.
Nosso dia ocorre numa escala dita macroscópica (tudo aquilo que podemos ver a olho nu, por assim dizer). São os objetos que podemos enxergar sem a ajuda de lentes ou microscópios atômicos. A física quântica lida com coisas muito, tremendamente pequenas. Muitíssimo menores que um milímetro. Existem várias particulas do átomo, como os nêutrons(que contém uma carga neutra e são formados por três quarks) e prótons (carga positiva, também formados por três quarks); juntos eles formam o núcleo atômico.
fisicaquantica6O mundo em que vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. Ainda não sabemos se os quarks são feitos de coisas ainda menores. Os átomos, elétrons, quarks e outra coisa tão pequena que ainda não sabemos muito sobre ela, chamada fóton, têm comportamentos bizarros de vez em quando: nunca podemos saber exatamente onde estão. Não é por falta de instrumentos potentes, é uma lei da física, chamada Princípio da Incerteza de Heinsenberg, que diz que nunca saberemos a exata posição das coisas. Nunca saberemos onde os elétrons de um átomo estão exatamente. Nunca. É algo estranhíssimo, mas é a verdade. Há elétrons que, inclusive, somem de um lugar e reaparecem em outro, algo como um teletransporte. Não dá para ver que caminho seguiram para ir de um lugar a outro, só sabemos que eles fazem isso.
No mundo macroscópico, o “nosso” mundo, ondas são muito diferentes de objetos. Porém, se tivéssemos o tamanho de átomos, tudo se comportaria como uma onda de vez em quando e como uma partícula outras vezes. Essa foi uma das consequências mais bizarras da física quântica.
Há átomos, como o de Urânio que, do nada, explodem. Nunca sabemos que átomos vão explodir, ou quando, só sabemos que alguns vão e outros não. Aparentemente, nada faz eles explodirem, mas eles explodem. Dizem que irritou tanto a Einstein que foi aí que ele pronunciou sua famosa frase “Deus não joga dados com o universo”.
Muito embora a Física quântica seja esquisitíssima, e ainda por cima seja, como gostam de apontar alguns (sempre aqueles que não conhecem nada de ciência), “apenas uma teoria”, sem ela não teríamos os avanços da nossa tecnologia atual. Até o computador, smartphone ou tablet no qual você está lendo esse texto deve muito à mecânica quântica em algum nível.

Fontes:
________. O que é Fisica Quântica. Wikibooks.
________. História da Mecânica Quântica. Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Zarate, Oscar; McEvoy, J.P. Entendendo a Teoria Quântica. Editora Leya, 2012.

* O que significa que isso não foi feito com um gato de verdade, apenas para constar.

Mãe elefante ressuscita filhote após complicações no parto

domingo, 22 de dezembro de 2013

Para quem gosta de viajar... principalmente de avião...



No aeroporto, o pessoal estava na sala de embarque aguardando a chamada. Nisso aparece o co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala, tateando pelo caminho. A atendente da companhia o encaminha até o avião e assim que volta, explica que, apesar dele ser cego, é o melhor co-piloto da companhia.

Alguns minutos depois, chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas aeromoças.

A atendente mais uma vez informa que, apesar dele ser cego, é o melhor piloto da empresa e, tanto ele quanto o co-piloto, fazem a melhor dupla da companhia.


Todos os passageiros embarcam no avião preocupados com os pilotos.


O comandante avisa que o avião vai levantar voo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade.
Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação.
O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar voo.
A pista está quase acabando e... nada do avião sair do chão.
Todos começam a ficar cada vez mais preocupados...
O avião correndo e... a pista acabando...
E a pista acabando...
O desespero toma conta de todo mundo.

Começa uma gritaria histérica no avião.
Gente desmaiando, outros rezando...

Nesse exato momento o avião decola, ganhando o céu e subindo suavemente.



O piloto vira para o Co-piloto e diz:




- Se algum dia
o pessoal não gritar,
a gente tá é
f(...) ferrado!!

Moral: OUVIR OS CLIENTES É FUNDAMENTAL



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

 E a criatura herda do Criador... a arte!

  O HOMEM, O ARTISTA, É UM SER EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO.                                   O CRIADOR É MAIOR QUE A CRIATURA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     ///@//ro ///@rti//s S@//tos


artista britânico Ian Davey de 46 anos, encontrou uma tela diferente e natural para fazer suas belas pinturas. O talentoso artista que vive no Parque Nacional Snowdonia, no País de Gales,  faz delicadas pinturasusando penas de cisneDavey utiliza somente as penas que cairem naturalmente no chão, durante o período anual dos pássaros.
O processo artístico é minucioso, primeiro ele faz a limpeza das penas e passa o prime, faz o esboço do desenho e trabalha com uma pintura especial acrílica. As penas brancas desse gracioso pássaro, se torna uma verdadeira obra de arte, com desenhos incríveis de bonitos pássaros e borboletas, peixes e animais, flores e árvores. Aprecie a bela pintura em penas de cisne por Ian Davey.

Lindos pássaros pintados nas penas de cisnes.
Linda paisagem  pintadas nas penas, delicada obra de arte.
Fonte: Bocaberta.com. Artigo escrito por Krika. Correção ortográfica e edição por Hendrickson Rogers.

domingo, 15 de dezembro de 2013

A MENINA QUE NÃO SABIA LER - SINOPSE LITERÁRIA - Mauro Martins Santos (AGL)



A Menina Que Não Sabia Ler
John Harding

1891. Nova Inglaterra.
 Sinopse
Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

EU LI ESTE LIVRO E O RELI. VOU LÊ-LO OUTRA VEZ
É UM DOS MELHORES ROMANCES “CURTOS” QUE JÁ LI . O INTERESSANTE QUE O LIVRO É “CURTO”, MAS PARECE SER UM GROSSO VOLUME, Á MEDIDA QUE VAI  FICANDO CADA VEZ MAIS DENSO, O SUSPENSE AUMENTANDO, O MISTÉRIO RONDANDO. VOCÊ QUER DAR TEMPO A VOCÊ MESMO, SE REFREIA PARA NÃO TERMINAR POR DESVENDAR TUDO O QUE SABOREIA COM PARTICULAR ANSIEDADE. O INUSITADO, O MAL IRÔNICO DE PESSOAS DE CARNE E OSSO, PARECE ESTAR À NOSSA VOLTA. NÃO É TERROR, É TENSÃO NO AR. OS CENÁRIOS DESCRITOS... NÓS PENETRAMOS NELES, VIVEMOS O CLIMA, OS ODORES DE LÍRIOS PUTREFATOS , É O MAL PAIRANDO NO AR. QUEM OS MANIPULA? POR QUE? O MAL DE PESSOAS QUE MERECEM A PUNIÇÃO ESTÁ NO SUBCONSCIENTE DE UM BEM JUSTO E PRECISO.                                                                                                                 ESTE LIVRO NOS CAPTURA, NOS SEQUESTRA EM SUAS TEIAS, SÓ NOS LIBERANDO AO FINAL, QUANDO NOS DAMOS CONTA DE TER VIVIDO UMA INTENSA AVENTURA E ROÍDO AS UNHAS.
RICO EM EXPRESSÕES DE INUSITADO EFEITO, ANOTEI VÁRIAS PARA ENRIQUECER  MEU RACIOCÍNIO. ELAS BRILHAM, TRADUZEM AS IDEIAS NUM REPENTE, MAS QUE PERMANECEM, DE FORMA INDELÉVEL EM NOSSO PENSAMENTO.                                                                É UMA PENA NÃO ENCONTAR MAIS OUTRO TÍTULO DE JOHN HARDING NO BRASIL. QUANTO A ESTE, JOHN JÁ ESTEVE POR AQUI DANDO ENTREVISTAS À MIDIA E OUVINDO COMENTÁRIOS ALÉM DE FAVORÁVEIS À SUA OBRA. QUEM PUDER, NÃO DEIXE DE LER ESSA PRECIOSIDADE DE LITERATURA DE MISTÉRIO E SUSPENSE – SEM SER POLICIAL NEM DE TERROR. NÃO POSSUI UMA EXPRESSÃO SEQUER CHULA GRATUITA OU FORA DE CONTEXTO. TUDO SE INTERLIGA NOS ENTREGANDO LITERALMENTE SATISFEITOS AO FINAL.

A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding


-Mauro Martins Santos- ///@//ro ///@rti//s S@//tos

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O SORRISO DO PEIXINHO



Resenha literária (Curta metragem, o Filme)
Os contos de encantamento tem o poder de operar milagres.
     (///@//ro ///@rti//s S@//tos )


                 “O SORRISO DO PEIXINHO”
"O Sorriso do Peixinho" - de C. Jay Shih, Alan I. Tuan e Poliang Lin, com música de Chien-ci é um curta de Taiwan baseado em uma história infantil sobre um peixinho sorridente e um senhor solitário, de Jimmy Liao.”

Ganhador do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2007, mas dele (o curta) só tive conhecimento literário agora.  

      Um homem que vive de forma solitária e tristonha, tem que passar todos os dias em frente de uma loja que vende peixinhos ornamentais  num grande aquário  o qual expõe os belos e coloridos peixinhos. Este solitário, querendo uma companhia, ainda que minúscula, acaba sendo ele atraído pelo seu futuro amiguinho. Capturado emocionalmente pelo pequeno peixe, vem a compra-lo. Dá-se um fato surpreendente a ele, essa companhia o liberta do tédio e da amargura, levando-o às suas lembranças de mais longínquas reminiscências da infância. E se faz feliz!
Certa noite é acordado por uma estranha luminosidade em seu quarto e os móveis estão a voar  pelo recinto.
Em luminoso destaque estava seu aquário com o Netuninho tudo  fosforescente em cores vibrantes verdes. Esta visão de efeitos misteriosos e surpreendentes, o leva para fora a andar pelas ruas, guiados por aquela forte e nova sensação pela qual é irresistivelmente atraído. As ruas da cidade são noturnas, escuras e sonolentas. A cidade dorme.
Vai terminar sua caminhada em um parque, que a tudo indica, ser o mesmo onde em sua infância praticava as traquinagens de uma infância livre e feliz. 
Todo sonho, de todos nós, e do homem (sonho?) não era diferente, as cenas correm rapidamente e de uma cena pula para outra e de repente pronto! Já se encontra frente ao mar.
O Netuninho, estando à sua espera o vai levar ao Reino Abissal.  O amigo do peixinho se vê nadando em meio a cardumes coloridos dos mais variados matizes. Ele aproveita e passa a nadar numa leveza jamais sentida. Nada, nada... e ... de repente o oceano se esvai.  Desaparece daquilo que era um sonho.
Vai de forma inacreditável para ele, encontrar-se dentro do aquário do seu Netuninho.
Lá ara fora de sua casa, todos os peixes do mar estão a observá-lo em exposição dentro do aquário. O homem observa impassível.
Seria (dúvida...)  um pesadelo? Um doce sonho do tipo infantil, trazido pelas reminiscências da infância, onde tivera seu peixinho e estimação? Ou tudo seria possível e acontecera em algum plano paralelo, que forma o passado e este introduziu parte de sua circunferência no presente?
Senta-se em frente ao seu amiguinho aquático conversa com ele e como em uma viagem longa e pairando nas maiores alturas, voa á sua terra natal, à infância, divagando longamente combina com Netuninho em devolvê-lo ao mar.
Acontece então uma maravilhosa mágica e encantadora relação de amor entre os dois. Digna de ser vista e não contada aqui...

O dia amanhece com um novo sol mais brilhante, e a alma e o coração do homem até então amargo e solitário, sem perspectivas, se liberta para sair às ruas e aos parques. Olhar os repuxos cheios de carpas, o vento nos bambuzais que se envergam temerariamente como se fossem quebrar, e voltam ao que eram...  
Pode o então homem solitário, comemorar perto e ao longe a beleza da vida e descortinados  horizontes.


RESENHA : “A Fish with a smile” - ( Um peixe com um sorriso )
*“A Fish with a smile” - ( Um peixe com um sorriso )
Poema
Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz
Mas apercebe-te.
Apercebe-te de que podes ser diferente.
Diferenças essas que te podem guiar à felicidade.
Faz recordar, faz viver.
Que te podem prender.
Caminha Caminhando
Ama Amando
Prende, liberta
Coabita!
Porque há lugar para todos nós
Terra ou Mar
E quem tem o poder da razão,
Pode não compreender,
Mas pode fazer; tentar fazer felizes aqueles que não têm.
Ama, obceca, apaixona
Sê feliz, faz feliz.
*Tradução de poema complemento de “A Fish with smile”


LENDAS DO ESPÍRITO DO NATAL





Lendas do Espírito de Natal  


Sinos que exorcismam

O momento em que o demônio se enfurece,
E finalmente se enfraquece,
É quando na aldeia quase amanhece,
E o primeiro toque do aldeão-vigia do dia acontece!
 O céu ainda de estrelas incandesce,
A Data Magna se enobrece
Em bimbalhar o primeiro toque da meia-noite
Do Natal que a todos enaltece.



A ira do inimigo pela vinda do Messias

O demônio, se enraivece, porque Deus ao mandar seu Filho do Coração,
Em nascimento humano,  presenteou todos o homens com a salvação.
Filhos de Eva e Adão, por traição de Caim matando Abel seu próprio irmão!
Simbolizando nossa desobediência mais o pecado de Caim, caímos em perdição.
Perdemos o Jardim do Éden, pecando contra o Senhor do Bem e da Criação.

O demônio reinava absoluto sem dar-nos trégua, por capitulação,
 O acontecimento livra por Jesus, os filhos de Adão, da eterna maldição.

Cantemos o Natal jubilosamente,
Saiamos de nosso pesadelo eternamente,
 Bendigamos a salvação
Com todos os filhos de Eva, de Eva, e Adão!


Lendas

Sortilégios perdem o poder

No Limousin (Região interiorana da França, dividida em três departamentos) onde ainda existem resquícios de dialetos), percorrendo os campos onde se criam gados de corte de exportação e velhas aldeias, com ruas tortuosas e casas de telhado de ardósia, sua característica. No Limousin  encontra-se a crença (a população é uma das mais idosas da França, com sinais de declínio) talvez isso mantenha a lenda de que os malefícios, os sortilégios e todas as obras do espírito do mal perdem seu poder na noite de Natal; e que é permitido chegar até os tesouros mais escondidos, pois a vigilância dos “monstros”, ou dos seres preternaturais que os guardam, se anulam ou seu poder fica em suspenso.

 
Uma lenda shakeasperiana

Dizem que, em toda época em que é celebrado, (a perder-se no tempo), durante o Natal de Jesus  nosso Salvador, o pássaro que precede a aurora canta durante todo o transcorrer da noite; e então, nenhum espírito mau se atreve a rondar pelo espaço; as noites não têm malefícios, os planetas se comportam sem exercer forças adversas, os encantamentos não conseguem fazer ofender, nenhuma feiticeira consegue fazer mal: de tão abençoado e sagrado é esse tempo de Paz e Renascimento !



F E L I Z  N A T A L
cOM O PRINCIPE DA LUZ E DA PAZ
ÚNICA E SUFICIENTE VERDADE
QUE CONDUZ À SALVAÇÃO DAS ALMAS
 AO PAI, ETERNO CRIADOR.


























            CORUJINHA, CORUJINHA

Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei quê

O seu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha

Todo mundo que te vê
Diz assim, ah, coitadinha
Que feinha que é você

Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder

Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa como quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, coitadinha 
Que feinha que é você.

Vanessa Paciello

Facebook
  AS PALAVRAS  SÃO  SEMENTES  ALADAS.

    
    Disse um filósofo: - ‘Ninguém atravessa o mesmo rio duas vezes’  
    E disto podemos depreender: - Nem o mesmo homem o atravessará!

  Com propriedade, ambas as afirmações levam a duas deduções:
      O rio, a cada fração de segundo, a cada milésima fração de tempo é outro. Outras águas, outros sais, outras cores, outros brilhos, outros níveis, outras margens, outras profundidades.
     Também assim o homem, desde sua disposição orgânica a seu número de neurônios, vão sendo modificados ao fluxo do tempo. Hoje, o homem já não é mais o mesmo que foi ontem, e não será o mesmo amanhã. Sempre será outro ser anatômico, outro que não o mesmo face ao Tempo; esse fator invisível que a tudo deteriora e modifica, seguindo o curso da ordem natural de todas as coisas.
     Alguém, meu amigo, que adora escrever - articulista de jornais e revistas: crônicas, contos, resenhas, poesias, possuidor de um estilo próprio, definido e fácil, sonoro e agradável - dirigiu-se a mim afirmando:
     - Deixei de escrever por três anos, pelo fato de que tudo o que lia, via ou ouvia pela mídia era sempre a mesma coisa. E ao escrever, eu só engrossava a mesmice. Ele no fundo relendo, achava que havia dito a mesma coisa tanto quanto outros diziam, fossem acadêmicos, jornalistas escorreitos em suas notícias corridas ou escritores de grande tiragem. A diferença, disse: estava no estilo, na feitura do texto gramatical, nos adicionamentos sintáticos, léxicos, variação na prosa permeada de poetização ou crueza sonora, figura de linguagens, frases ou palavras de efeito, neologismos etc. Dizia que o pano de fundo das mensagens textuais era o mesmo, só demoravam mais ou menos tempo a serem captadas pelo receptor.
     Ele não é pessoa a receber conselhos. Sua concepção quando formada, só ele mesmo a modifica ao tempo que acha oportuno, ou nunca mais. Por outro lado, também não sou do tipo a dar aconselhamentos. Quem sou eu? Em que degrau me encontro na escadaria da vida? Por isso escrevo mais do que procuro falar.
     As palavras impressas, os nossos pensamentos, não mais nos pertencem. E essa é a intenção de quem escreve! E, quem nos lê tem mais tempo para refletir. O som da voz, em determinados momentos do espírito só aborrece. As palavras escritas são produtos do silêncio, feitas para o silêncio. O leitor pode antropofagiar o pensamento, digerir e subtrair a proteína necessária para sua mente – que é alma! São plumas ao vento. São sementes aladas. Em que terreno cairão?
     As pessoas estão absolutamente livres e são os juízes que darão seu veredicto sobre aquilo que colherem. Por isso quem escreve com amor à literatura é um semeador. Só isso. Nada mais!
     Poderia ter dito ao amigo: - A maravilha do mundo essencial está exatamente nisto, a diversidade de cores. A monocromia do branco absoluto pode cegar. O negro sem nuances não nos permite ver. Só a diversidade cromática cria os jardins onde viceja a vida em toda plenitude.  Todos os que semeiam, beijem as sementes antes de espargi-las e injetem em cada uma, seu suor, seu sangue, seu ser, sua alma; porque no Universo tudo vem da Eternidade com a mesma mecânica precisa e aparentemente repetitiva. Ao mesmo tempo tudo se renova, desde o exato espaço sob nossos pés, até o mais longínquo e intangível ponto do espaço sideral.
     Podemos dizer tudo o que no fundo você pensa ser a mesma coisa, mas em cada palavra, em cada frase, em cada período em cada livro, transcende almas inéditas, porque Deus não faz as pessoas em série. Não há um ser sequer igual a outro em todo o universo. E o transmitir das sensações acompanha essa singularidade.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013




BALAÃO E A JUMENTA QUE  FALOU
Base teológica: Números, 22:28 - 

///@//ro ///@rtins S@//tos 


TESE: QUANDO UMA MULA LHE FALAR...

Interessantes e por demais esclarecedoras estas passagens bíblicas abaixo, quanto aos relacionamentos entre os homens e os animais e o intermédio do Espírito Santo, corporificado em um Anjo, no caso da JUMENTA de Balaão que a açoitou por três vezes duramente. (Números: 23-31) - Livro atribuído a Moisés.
Balaão foi admoestado pelo Anjo do Santo Espírito quanto à sua atitude contra o animal, a ponto de o Eterno Criador colocar palavras na boca da jumenta.
Balaão, por certo lá em seu tempo, nem sonhava ainda com a humildade de Jesus ao entrar em triunfo e glória em Jerusalém, montado em um JUMENTINHO, com todo o respeito e amor pelo pequeno animal, que seria glorificado COMO NADA NESTE MUNDO, - caso ele tivesse consciência - pois carregou o Mestre dos Mestres em seu dorso. Também nem sonhava com Eclesiastes, livro este atribuído a Salomão, que em seu capítulo 3: 16-22 nos fala da:

SEMELHANÇA APARENTE NA MORTE ENTRE HOMENS E ANIMAIS
18. Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, eles vejam que são em si mesmos como os animais. 19. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais (...) como morre um morre o outro, todos teêm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem os homens sobre os animais (...) 20. Todos vão para o mesmo lugar, todos procedem do pó e ao pó tornarão. 21. Quem sabe se o folego de vida do filho dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra? (...)
Esclarecedoras, por exemplo, para alguém quando cita sem conhecimento de causa (nenhuma), que Jesus foi conduzido por um burro, ao entrar em salvas de glórias em Jerusalém, que diferença isto faz? Confiram, está escrito nas Sagradas Leis:

Na Tradução Pe Almeida:

Em Mt 5,18 : “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um iota (a letra i) ou um til (~) jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Jesus alerta que sobre a lei nada pode ser mudado. Ele continua em Mt 5, 19 dizendo que os mandamentos da lei não devem ser violados.
Em Lc 16,17 Jesus, também, afirma que nenhum til (~) da lei deverá cair, ou seja, o valor da lei de Deus não deve ser desconsiderado, e sim ser reconhecido através do seu seguimento.

Na Tradução da Bíblia de Jerusalém:

Em Mt 5, 18 encontramos: “Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i (iota=letra), uma só virgula da Lei, sem que tudo seja realizado”

E na tradução da CNBB:

Em Mt 5,18 está: “Em verdade vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça”. Não aparecem nestas traduções a palavra acrescentar.
Em relação a acrescentar qualquer coisa que não está no texto bíblico, encontramos no livro de Apocalipse:

Na tradução Pe Almeida

Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.
E no livro do Deuteronômio. Na tradução Pe Almeida:
Em Dt 4, 2: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”.

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM. :

“Mc 11.12 – 11. Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois de seus discípulos e disse-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar achareis preso um JUMENTINHO, o qual ainda ninguém montou: desprendei-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui.” Vers. 4 – Então foram e acharam o JUMENTINHO preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. 5. (...) Que fazeis soltando o JUMENTINHO? (...) 7. Levaram o JUMENTINHO, sobre o qual puseram suas vestes e Jesus o montou. 9. (...) clamavam Hosana... 10. (...) Hosana, nas maiores alturas!

Só uma MULA como a de Balaão poderia falar! Mas se fosse cega como Bartimeu, não veria o Anjo para recusar-se a prosseguir, por isto, causando a ira de Balaão: - Retratemos um trecho de Marcos 10: 46 : 51. :

E foram para Jericó. Quando Ele saia de Jericó, com os discípulos e uma multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado a beira do caminho. 47. Ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. 48. Muitos O REPREENDIAM PARA QUE SE CALASSE, MAS ELE CADA VEZ GRITAVA MAIS (...) 49.Parou Jesus e disse: Chamai-o. (...) disseram (...) levanta-te Ele te chama (...) de um salto foi ter com Jesus. 51. PERGUNTOU-LHE JESUS: QUE QUERES QUE EU TE FAÇA? RESPONDEU O CEGO: MESTRE QUE  EU TORNE A VER . (...) E IMEDIATAMENTE TORNOU A VER (...)

QUE AS PESSOAS, ARROGANTES, HIPÓCRITAS, ESCARNECEDORAS, INVEJOSAS, AS QUE USAM DE FALSA HUMILDADE (UMA DAS PIORES POR SEREM DISSUADIDAS) RANCOROSAS, VINGATIVAS... POSSAM REFLETIR COMO BARTIMEU. (...) QUE EU TORNE A VER...
pois o mundo anda cego de cobiça, ódio, inveja, corrupção, o dinheiro é o "novo bezerro de ouro" do mundo.

Deus fez estes semelhantes milagres. E no caso da jumenta de Balaão a fez falar para que ele abrisse seus olhos, que não estavam vendo o Anjo do Espírito Santo diante de si, e se preocupava em açoitar o pobre animal, este sim estava vendo, por isso refugava em continuar. (Nm - 22: 28-31)
Nesse episódio Deus revelou o seu poder sobre toda a sua criação, sejam homens ou animais.


O objetivo desta tese:

É a demonstração da urgência em sermos humildes e que possamos repetir a frase de Bartimeu: MESTRE QUE EUTORNE A VER. (...)

Por que que eu torne a ver ? À medida em que a soberba vai acumulando os falsos elogios à pessoa, vão se tornando como verdadeiros, sua “arte” não têm similares, a pessoa vai se achando o máximo, potencializa tudo e suga para si como se fosse um buraco negro galáctico, vai presumindo ser melhor que os outros: uma anomalia que acomete os megalômanos, e os tomados por mitomania fantástica - fase dos mitômanos, que já ingressaram na tendência patológica de elaborar mentiras e fabulações - POR VAIDADE, POR VONTADE LÚDICA DE DIMINUIR O OUTRO EM UMA CONDUTA PERVERSA e os bipolares, psicopatas, e sociopatas que convivem em nosso meio.

A MAORIA DE NÓS CONVIVE, DIARIAMENTE COM OS MITOMANÍACOS FABULARES OU PSEUDOMANÍACOS FANTÁSTICOS QUE TAMBÉM PODEM SER SOCIOPATAS.

Em todos os campos do convívio social, como nunca sabemos qual tipo de psicopata podemos ter ao nosso lado, peçamos a proteção de Deus e de seus Anjos, na presença de Jesus Cristo para nos proteger

Esta tese - de fato - está sendo escrita por causa da terceira vez que detecto o mesmo mitômano-sociopata em me confrontar.

Por essa razão a continuação do texto:

- PODEMOS, AO CONTRÁRIO DA JUMENTA DE BALAÃO que foi INSTRUMENTO DO ESPÍRITO SANTO, vir a deparar “COM UMA JUMENTA, ARROGANTE, HIPÓCRITA, QUE POR SOFISMAS CHAMA OUTRA PESSOA DE BURRO.”
Tal infeliz (que é persona real, apenas travestida pela metáfora) não vive no recato de um lar, em meio à paz das ideias e orações, - embora por uma síndrome de pseudologia fantástica, diga o contrário. Sua vida é só perfídia, sua voz é esganiçada e vive andejando à cata de elogios e favores, deambulando por aí, erraticamente. Mas se acha a maior “artista” do mundo. Na verdade uma vida não vivida!
Afirmou ter escrito em obra, que Jesus entrou em Jerusalém montado em um BURRO.
Piedade! Jesus Cristo não pediu aos discípulos um BURRO, mas um JUMENTINHO (NO DIMINUTIVO.*)


* Em Mt 5,18 : “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um iota (a letra i) ou um til (~) jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Jesus alerta que sobre a lei nada pode ser mudado. Ele continua em Mt 5, 19 dizendo que os mandamentos da lei não devem ser violados ( E demais passagens sagradas, citadas acima)

Sei que esta alusão, foi um veneno especial, segregado, planejado, (planeado, como dizem os irmãos portugueses), para me injetar num bote certeiro de serpente criada.

Chamar alguém de burro de modo sofismático, conclamando as Escrituras Sagradas, alegando um trabalho literário... é pensar que o outro seja idiota, ou todos que ouviram sejam imbecis, e só a JUMENTA seja a inteligente. Pensa que os demais não tenham captado a mensagem...? Mas é claro que sim, pois há comentários!
E esta JUMENTA sem dono, é reincidente (coerente com sua mitomania): já foi cínica, hipócrita outras vezes em outros lugares, sem saber que estava sendo observada, por quem de direito:
“pelo espírito santo, que é onipresente e nos traz a onisciência?”
Não! Por alguém ali presente, que não suporta traições, e coloca além das funções, a amizade ao lado do amor e me devota elevada consideração e verdadeira fidelidade.
Apenas a ciência daquilo que a serpente expeliu pela boca: como: - "Isto que está escrito aqui, é ridículo."


Ridícula é ser "A JUMENTA, ARROGANTE E HIPÓCRITA, QUANDO FALA".


O Mestre usava o termo “raça de víbora”.
É com este tipo de pessoas que convivemos...

Mas é muito fácil desmascará-las...!
É só dar tempo à oportunidade!!
Aliás, que já existe de sobra.
Não é vingança é justiça.
Tardia, diga-se de passagem.


“Então o SENHOR abriu a boca da jumenta,
Números 22:28



“Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. (...) Números 22:31
EIS AQUI A HUMILDADE.

DISSE JESUS: “ Se eu vos falar na língua dos Anjos, vós não me entendereis, então vos falarei por parábolas."